Entre os dias 21 e 27 de junho de 2025, Perth, na Austrália, acolheu a 33.ª Reunião do International Work Group on Death, Dying and Bereavement (IWG), uma das mais prestigiadas redes internacionais dedicadas à investigação, formação e intervenção no campo da tanatologia. Portugal esteve representado neste importante encontro global por Cristina Felizardo, investigadora do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e doutoranda no Programa Doutoral em Educação, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

A participação de Cristina Felizardo teve como objetivos principais apresentar a candidatura a Membro Efetivo do IWG e dar a conhecer o trabalho de investigação que tem vindo a desenvolver na área da formação para o apoio ao luto. Esta candidatura foi possível na sequência de um convite formal feito pela Prof. Janet McCord, membro do IWG e diretora do Mestrado em Tanatologia do Edgewood College, em Wisconsin (EUA). A Professora Janet McCord já colaborou com o CIDTFF, tendo dinamizado, em maio de 2024, um workshop intensivo na Universidade de Aveiro subordinado ao tema “A importância da formação especializada no apoio ao luto”, o que reforçou os laços académicos e científicos entre as duas instituições e motivou a formalização do convite para integração da rede internacional.

O IWG é uma organização internacional sem fins lucrativos que, desde 1974, reúne clínicos, investigadores, docentes e profissionais dedicados ao estudo da morte, do morrer e do luto. Com uma visão centrada na integração plena destes temas nas culturas humanas, valoriza o diálogo intercultural, o rigor científico, a curiosidade intelectual e a compaixão como pilares fundamentais da sua atuação.

Durante a semana de trabalhos, Cristina Felizardo integrou o Grupo de Trabalho “Ritual in Grief Literacy”, que contou com doze sessões de discussão em torno da importância dos rituais no luto e como estes podem contribuir para o aumento da literacia no luto das comunidades. A participação ativa nestas sessões proporcionou um espaço de partilha de experiências, práticas e saberes com especialistas oriundos de vários contextos culturais e profissionais.

No momento do programa dedicado ao “Work in Progress”, a investigadora apresentou uma comunicação oral intitulada “Advancing Bereavement Support in Portugal: Developing a Research-Based Training Curriculum”, onde partilhou os avanços do seu projeto de investigação centrado no desenvolvimento de um currículo de formação, baseado na evidência científica, destinado a capacitar profissionais das áreas de educação, psicologia, gerontologia, saúde e serviço social, para uma resposta adequada e eficaz no apoio ao luto.

A semana em Perth proporcionou ainda momentos de aprendizagem informal e contacto com a cultura local. A convite de uma das pessoas da comissão organizadora, foi possível visitar o Pinnaroo Memorial Park, um cemitério localizado nos subúrbios a norte da cidade. Este espaço singular, que alia a função memorial a uma paisagem de floresta nativa, é simultaneamente uma reserva natural e o habitat de uma numerosa população de cangurus cinzentos ocidentais. Um lugar de silêncio e contemplação, onde a vida e a morte coexistem em harmonia, oferecendo uma perspetiva tocante sobre os modos de encarar a perda noutros contextos culturais.

Esta participação representa um passo significativo para o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido em Portugal na investigação em educação continua e formação avançada no apoio ao luto e reforça o compromisso com a qualificação da intervenção profissional em contextos de perda e luto.