Encontra-se aberto de 12 a 26 de agosto de 2025, concurso para a atribuição de Bolsa de Investigação para estudantes inscritos em Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Edtlb-10-DEP/2025), no âmbito de projetos na área da “Educação em Ciências nos primeiros anos de escolaridade” do Departamento de Educação e Psicologia (DEP).

Requisitos de admissão:

Estudantes inscritos/as em Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

  • Experiência no desenvolvimento de atividades, projetos e recursos educativos de ciências na educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico;
  • Experiência na criação e/ou (re)organização de espaços (ex. laboratórios) de educação/ensino de ciências em contextos de Jardim de Infância e/ou de 1º Ciclo do Ensino Básico
  • Competências em tecnologias digitais, em particular, as relacionadas com o ensino de ciências na educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico;
  • Competências básicas de investigação em educação, em particular na área da educação em ciências. 
Plano de trabalhos:

O/a bolseiro/a integrará uma equipa de investigação responsável por desenvolver atividades na área da “Educação em Ciências nos primeiros anos de escolaridade” que envolvem as dimensões de ensino, formação, investigação e divulgação, subjacentes a projetos e protocolos de colaboração com diferentes entidades.

As principais funções incluirão:

  • Assessorar a investigadora responsável pelos projetos na sua gestão (ex. preparação de reuniões, documentos de trabalho, relatórios, …);
  • Apoiar no desenvolvimento de atividades práticas e recursos educativos de educação em ciências Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico;
  • Apoiar a criação de ambientes inovadores de aprendizagem, nomeadamente, através da (re)organização dos laboratórios didáticos de educação em ciências na Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, inerentes ao projeto;
  • Apoiar o desenvolvimento de estratégias, atividades e recursos inovadores de suporte à formação inicial e contínua de educadores de infância e de professores do 1.º CEB;
  • Promover estratégias de comunicação/divulgação dos projetos que se mostrem mais eficazes, com recurso às tecnologias da informação.

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