Encontra-se aberto de 12 a 26 de agosto de 2025, concurso para a atribuição de Bolsa de Investigação para estudantes inscritos para Estudantes inscritos em doutoramento na área da Educação (Edtlb-11-DEP/2025), no âmbito de projetos na área da “Educação em Ciências nos primeiros anos de escolaridade” do Departamento de Educação e Psicologia (DEP).

Requisitos de admissão:

Estudantes inscritos/as em doutoramento na área da Educação (Programa Doutoral em Educação) com Mestrado na área da Educação e habilitação profissional para a docência na área das ciências em Portugal.

Privilegiam-se candidatos/as que possuam:

  • Experiência de participação em projetos de educação em ciências;
  • Experiência na formação contínua de professores no âmbito do ensino de ciências.
  • Competências em tecnologias digitais, em particular, as relacionadas com o desenvolvimento de recursos educativos de ciências;
  • Experiência no uso de IA em contextos de ensino de ciências;
  • Experiência de investigação em educação, em particular na área da educação em ciências
Plano de trabalhos:

Globalmente irá integrar uma equipa de investigação responsável por desenvolver atividades na área do ensino experimental das ciências que envolvem as dimensões de ensino, formação, investigação e divulgação, subjacentes a projetos e protocolos de colaboração com diferentes entidades.

As principais funções incluirão:

  • Assessorar a investigadora responsável pelos projetos na sua gestão (ex. preparação de reuniões, documentos de trabalho, relatórios, …);
  • Apoiar no desenvolvimento de recursos educativos digitais (mas também analógicos) de educação em ciências;
  • Apoiar a criação de ambientes inovadores de aprendizagem, nomeadamente, através da (re)organização dos laboratórios didáticos de educação em ciências inerentes ao projeto;
  • Apoiar o desenvolvimento de atividades práticas de ciências quer em contexto formal, quer não formal;
  • Apoiar o desenvolvimento de estratégias, atividades e recursos inovadores de suporte à formação inicial e contínua de professores;
  • Apoiar o desenvolvimento de atividades de investigação inerentes aos projetos;
  • Apoiar a organização e realização de encontros científicos e de divulgação;
  • Promover estratégias de comunicação/divulgação dos projetos que se mostrem mais eficazes, com recurso às tecnologias da informação;
  • Apoiar a escrita de textos científicos, de difusão, divulgação e disseminação.

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