O artigo “From curriculum to engagement: strengthening microbiology education in secondary schools”, da autoria de Lara Raquel Pinto Amorim (CIDTFF-UA, ib2Lab-LAQV-REQUIMTE – FCUP, Centro Ciência Viva de Vila do Conde), Betina da Silva Lopes (CIDTFF-UA), Raquel Henriques Ramalho Ribeiro (CIDTFF-UA, CCVVC, CIBIO/Biopolis) e Maria da Conceição Lopes Vieira dos Santos (ib2Lab-LAQV-REQUIMTE – FCUP, CCVVC), foi selecionado para integrar a ASM Journals SDG Spotlight Article Collection 2025.
A coleção, promovida pela American Society for Microbiology (ASM), reúne publicações científicas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU), destacando trabalhos que conjugam investigação científica com impacto educativo e social.
Neste artigo, as autoras analisam os currículos de ciências da vida/biologia em Portugal, Espanha e França, identificando oportunidades para reforçar a educação em microbiologia e propondo o programa EduBiota como modelo inovador de literacia científica. A distinção reforça a relevância da colaboração entre universidades, escolas e centros de ciência na construção de um futuro mais sustentável.
Consulte o artigo completo aqui: https://doi.org/10.1128/jmbe.00107-25