Entre os dias 2 e 5 de setembro de 2025, teve lugar em Valência, Espanha, o 12.º Congresso Internacional de Investigação em Didática das Ciências, que contou com a participação, presencial em virtual, de vários investigadores CIDTFF, cujos contributos damos a conhecer.
O dia 3 de setembro contou:
- com a apresentação intitulada “Desenvolvimento de Proposta Didática com Orientação CTS, promotora do Pensamento Crítico – ‘Projeto Litomóvel 2.0′” da coautoria de Luís Filipe Moreira, Rui Marques Vieira (CIDTFF) e Betina da Silva Lopes (CIDTFF);
- e com o Simpósio coordenado por Lara Amorim (CIDTFF) “Alfabetização em Microbiologia como requisito para uma cidadania ativa: o caso de um projeto de investigação português que envolve Professores, Investigadores e Comunicadores Científicos”, que incluiu as apresentações “A Importância da Integração dos Avanços Científicos no Domínio da Microbiologia nas Aulas de Biologia”, A Microbiologia no Ensino Secundário como Promotora de Competências para o Futuro” e “Centros Ciência Viva e Escolas: o Estado da Arte das Ciências ao dispor da Educação”, por Lara Amorim (CIDTFF), Betina da Silva Lopes (CIDTFF), Raquel Ribeiro e Conceição Santos.
No dia 4 de setembro:
- Angélica Veríssimo-Silva apresentou a comunicação intitulada “Capacidades de pensamento crítico: perspetivas dos estudantes de enfermagem”, em coautoria com Rui Marques Vieira (CIDTFF) e Cristina Barroso Pinto (Escola Superior de Enfermagem do Porto). Esta comunicação reflete resultados preliminares da investigação em curso, cujo objetivo é identificar aspetos relevantes para a composição do recurso educativo digital em desenvolvimento no âmbito do meu doutoramento.
- e a comunicação “Estudo da relação entre discursos docentes e os pressupostos da Educação Científica Crítica: potencialidades para construção de práticas de referência” foi proposta por Denise de Freitas, Mariana dos Santos, Nayara Nogueira Soares Marra, Rui Marques Vieira (CIDTFF) e Celina Tenreiro-Vieira (CIDTFF).
A nível das participações virtuais, no dia 3 de setembro, contam-se:
- “Ferramentas digitais no ensino das ciências: Contributos para o desenvolvimento de competências dos alunos” por Rui Marques Vieira (CIDTFF) e Celina Tenreiro-Vieira (CIDTFF);
- “Abordagem de questões sociocientíficas no ensino das ciências: Contributos para a promoção do Pensamento Crítico dos alunos” por Celina Tenreiro-Vieira (CIDTFF) e Rui Marques Vieira (CIDTFF);
- “Construção de um roteiro de entrevista: perceções dos professores sobre o trabalho prático em Ciências Naturais” por Hugo Oliveira, Sabina Valente, Fernando Rebola e Jorge Bonito (CIDTFF);
- “A aprendizagem sobre a biodiversidade local: um estudo com alunos do 8.º ano de Ciências Naturais de Portugal” por Cláudia Ferreira e Betina da Silva Lopes (CIDTFF).
Subordinado ao tema “Ensino de ciências e pensamento crítico: desafios e necessidades de uma sociedade democrática”, pretendeu destacar a importância da educação científica na construção de uma sociedade democrática e educada, capaz de enfrentar e superar os desafios e necessidades colocados à sociedade.


