18 outubro 2025 | 9h30 – 12h30 | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Enquadrada na 4.ª Edição do Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA 4), sobre “Transversalidade da língua: Descrição linguística e transposição didática”, a Ação de curta duração para professores (ACD) “ensino e aprendizagem de géneros textuais”, realiza-se dia 18 de outubro de 2025, na ESE-IPSantarém.

A ACD inclui quatro oficinas para seleção, entre estas a oficina “Sequência de ensino da escrita argumentativa no Ensino Secundário: estratégias para o desenvolvimento da reflexão metalinguística na produção de um texto de opinião”, dinamizada por Tatiana Pereira (UA, CLLC, ProTextos) e Inês Cardoso (ESE-IPSantarém, CIEQV, CIDTFF, ProTextos):

Nesta oficina, buscaremos desenvolver estratégias para a competência de escrita dos alunos, apoiada em um dispositivo de ensino (Sequência de Ensino) como mediador entre o contexto de comunicação e as propriedades linguísticas envolvidas num texto. Com isto, pretendemos convocar a conscientização da organização e do uso de estruturas linguísticas (conectores discursivos) para a coesão textual na redação de textos argumentativos do género texto de opinião. Assim, buscaremos contribuir para as diversas dimensões da competência da escrita dos alunos por intermédio da articulação do ensino e da aprendizagem entre o domínio da gramática e da escrita.

Palavras-chave: sequência de ensino, competência metalinguística, texto de opinião, coesão textual, conectores discursivos

Consulte aqui o resumo das oficinas. Inscrições abertas, gratuitas para professores cooperantes da ESE-IPSantarém e com o custo de 20€ para outros professores.