Entre os dias 25 e 29 de agosto de 2025, teve lugar em Copenhaga, Dinamarca, a 16.ª Conferência da European Science Education Research Association (ESERA 2025), que contou com a participação das investigadoras CIDTFF Cecília Guerra, Xana Sá-Pinto e Patrícia Pessoa, cujos contributos damos a conhecer.

O dia 25 de agosto contou: 

  • com a apresentação intitulada “Fostering Biodiversity Conservation Through Evolutionary Literacy” da coautoria dos investigadores CIDTFF Patrícia Pessoa, J. Bernardino Lopes, Alexandre Pinto e Xana Sá-Pinto, no âmbito do simpósio “The relevance of evolution(ary) literacy and AI-based approaches for fostering it”.

O dia 26 de agosto contou:

  • com a apresentação do poster interativo intitulado “The educational game “Pedras e pedrinhas… Rochas que são minhas!”: a teaching proposal for learning in geology” da coautoria de Isabel Teixeira, J.C. Paiva, Cecília Guerra (CIDTFF) e António Guerner Dias.
  • com a apresentação do poster interativo intitulado “European school curricula and the opportunities therein to address climate change fake news through citizen science projects” da coautoria de Xana Sá-Pinto (CIDTFF), Heloise D. Dufour, Apostolia Galani, Evangelia Mavrikaki, Rita Ponce, Elena García Buitrago, Eugenia García García, Blanca Ana García Yelo, José Luís Araújo (CIDTFF), Eirini Chatzara, Nausica Kapsala, Athina Karatza, Myrto Koutra-Iliopoulou, Margarida M. Marques (CIDTFF), Asimakis Talamagas, Constantina Stefanidou e Tania Jenkins.
  • e com a apresentação intitulada “Exploring Science Communication in Portuguese Universities: What PhD and Master’s Programs Reveal” da coautoria de Cecília Guerra (CIDTFF), António Moreira (CIDTFF), Pedro Pombo, Cecília Galvão, Cláudia Faria, António Granado, Ana Sanchez, João Paiva, Paulo Simeão Carvalho e Elsa da Costa e Silva.

Subordinada ao tema Embracing Transitions in Science Education, a 16.ª Conferência da ESERA 2025 procurou refletir sobre os desafios de uma era marcada por transições digitais e ambientais, explorando de que forma a educação em ciências pode responder e contribuir para as transformações sociais.