O XXI Encontro Nacional de Educação em Ciências & VII International Seminar of Science Education (XXI ENEC I VII ISSE 2025) teve lugar em Santarém de 11 a 13 de setembro de 2025, e contou com a participação de vários investigadores do CIDTFF, que damos a conhecer.
No dia 11 de setembro, J. Bernardino Lopes (CIDTFF, UTAD) dinamizou a sessão plenária “Revista APEduC – Construir Pontes entre Investigação e Práticas Educativas na Educação em Ciências” (p. 18 do livro de resumos), e o programa incluiu ainda:
- a comunicação “A História da Epigenética e a sua divulgação científica no projeto EPIBOOST” por Cecília Guerra (CIDTFF), Maria José Loureiro (CIDTFF), David Oliveira & Joana Pereira (p. 124);
- e os workshops:
- “Projeto Litomóvel 2.0: explorar recursos didáticos sobre tectónica de placas com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade, promotores do Pensamento Crítico” por Luís Moreira, Betina Lopes (CIDTFF) & Rui M. Vieira (CIDTFF) (p. 126);
- “Publicar na Apeduc Revista – uma boa experiência” por J. Bernardino Lopes (CIDTFF) (p. 127);
- e “Como criar um ambiente equitativo nas STEM? Uma perspetiva de género”, por Ana Maia Fernandes, José Luís Araújo (CIDTFF), Fátima Simões & Sandra Guimarães (p. 131).
- “Projeto Litomóvel 2.0: explorar recursos didáticos sobre tectónica de placas com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade, promotores do Pensamento Crítico” por Luís Moreira, Betina Lopes (CIDTFF) & Rui M. Vieira (CIDTFF) (p. 126);
No segundo dia do evento, o programa incluiu:
- a participação de António Pedro Costa (CIDTFF) no painel “As implicações da Inteligência Artificial para a Educação em Ciências”, com Pedro Reis, Joana Campos, Pedro Mendes Jorge, e moderado por Filomena Teixeira (CIDTFF) (p. 18);
- as comunicações orais
- “Jogos sérios no Ensino das Ciências: três propostas potenciadoras do trabalho colaborativo na aprendizagem da geologia” de Isabel Teixeira, João Paiva, Cecília Guerra (CIDTFF) & António Guerner Dias (p. 54);
- “Diversidade sexual e de género e perceções de docentes de escolas públicas: um estudo investigativo à luz da análise de discurso” por Marcus Pereira Junior (CIDTFF), Filomena Teixeira (CIDTFF) & Ana V. Rodrigues (CIDTFF) (p. 112);
- “O Arduino como ferramenta para promover o interesse e a motivação para a Física: uma atividade com alunos do 8.º ano” por José Luís Araújo (CIDTFF) & Isabel Saúde (p. 70);
- “Jogos sérios no Ensino das Ciências: três propostas potenciadoras do trabalho colaborativo na aprendizagem da geologia” de Isabel Teixeira, João Paiva, Cecília Guerra (CIDTFF) & António Guerner Dias (p. 54);
- e as comunicações em poster
- “RED_Ciências: desenvolvimento de recursos digitais para o ensino experimental das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, da autoria de Ana V. Rodrigues (CIDTFF) & Patrícia Christine Silva (CIDTFF) (p.28);
- “Bem-estar digital: perceção sobre hábitos digitais e a exposição aos ecrãs no Ensino Básico” por Dulce Lima, Sofia Santos, Cecília Guerra (CIDTFF) & João Paiva (p. 43);
- “Integrar o Arduino no ensino do eletromagnetismo: uma abordagem experimental em Física do 12º ano” de Alexandre Mendes, Rosa Vaz & José Luís Araújo (CIDTFF) (p. 51);
- “O Ensino em Ciências e a conexão com a natureza como promotores da cidadania ativa na preservação dos ecossistemas e seus serviços” de João Silva, Cecília Guerra (CIDTFF) & Karine Silva (p. 55);
- “Educational design research na Educação em Ciências: uma revisão da literatura em teses de doutoramento” por Erika Ribeiro (CIDTFF) & Patrícia Christine Silva (CIDTFF) (p. 67);
- e “A metodologia Educational Design Research no desenvolvimento de escape rooms digitais sobre questões de natureza sociocientífica” de Vânia Correia & Betina Lopes (CIDTFF) (p. 116).
- “RED_Ciências: desenvolvimento de recursos digitais para o ensino experimental das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, da autoria de Ana V. Rodrigues (CIDTFF) & Patrícia Christine Silva (CIDTFF) (p.28);
O poster da autoria de Erika Ribeiro e Patrícia Christine Silva foi premiado com uma menção honrosa durante o evento (3.º melhor poster).
O dia 13 de setembro contou com a participação de Rui M. Vieira (CIDTFF) na Mesa-redonda “Desafios da Formação de professores” e incluiu:
- as comunicações orais:
- “Promover a conservação da biodiversidade através da literacia evolutiva” por Patrícia Pessoa (CIDTFF), J. Bernardino Lopes (CIDTFF), Alexandre Pinto & Xana Sá-Pinto (CIDTFF) (p. 27);
- “Um projeto Educational Design Research para o desenvolvimento de recursos educativos de Ciências: produtos e reflexões finais” por Patrícia Christine Silva (CIDTFF) e Ana V. Rodrigues (CIDTFF) (p. 29);
- “SchoolFaN: Educação e Ciência Cidadã contra notícias falsas sobre alterações climáticas” por Rita Ponce, Miguel Ferreira, Inês Duarte, Raquel Branquinho, Heloise D. Dufour, Apostolia Galani, Tania Jenkins, Evangelia Mavrikaki, Athina Karatza, Eirini Chatzara, Nausica Kapsala, Myrto Koutra-Iliopoulou, Beatriz Catalina García, Blanca Ana García Yelo, Elena García Buitrago, Eugenia García García, António Granado, Pablo Sánchez López, Margarida M. Marques (CIDTFF), Leticia Porto Pedrosa, Constantina Stefanidou, Asimakis Talamagas & Xana Sá-Pinto (CIDTFF) (p. 47);
- “Controvérsias sociais na Educação em Geociências: a exploração do lítio em Portugal” de Dorinda Rebelo, Margarida Morgado, Jorge Bonito (CIDTFF), Jorge Medina & Luis Marques (CIDTFF) (p. 50);
- “Estudo de caso sobre literacia de prompts para uso do ChatGPT por estudantes do Ensino Secundário em atividades práticas de Biologia e Geologia” por Marcus Pereira Junior (CIDTFF), Betina Lopes (CIDTFF) & Elisabete Nunes (p. 53);
- “Projeto Litomóvel 2.0: implementação e avaliação de uma proposta didática com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade, promotora do Pensamento Crítico” de Luís Moreira, Betina Lopes (CIDTFF) & Rui Vieira (CIDTFF) (p. 60);
- “Juntos somos mais fortes: impacto de uma rede transdisciplinar na Educação em Evolução” de Xana Sá-Pinto (CIDTFF), Telma Laurentino, Bento Cavadas, Raquel Branquinho, Maria João Fonseca, Rita Campos, Patrícia Pessoa (CIDTFF), Teresa Nogueira, Bruno Sousa, Susana Varela, João Alpedrinha, Leonor Rodrigues, Adérito Cunha, André Rodrigues, Susana Carneiro, Margarida Rodrigues, Sara Aboim, Susana Ambrósio (CIDTFF), João Cão Duarte, Miguel Ferreira, Tania Jenkins, Heloise Dufour, Luís Azevedo Rodrigues, João Lourenço Monteiro, Sara Branco, Diana Barbosa, Paulo de Oliveira & Rita Ponce (p. 71).;
- “Promover a conservação da biodiversidade através da literacia evolutiva” por Patrícia Pessoa (CIDTFF), J. Bernardino Lopes (CIDTFF), Alexandre Pinto & Xana Sá-Pinto (CIDTFF) (p. 27);
- e os workshops:
- “Recurso educativo em formato de jogo “Pedras e pedrinhas… rochas que são minhas!”: uma proposta de ensino orientado para a aprendizagem baseada em jogos” por Isabel Teixeira, João Paiva, Cecília Guerra (CIDTFF) & António Guerner Dias (p. 132);
- “Manipulação da informação genética: um escape room educacional digital para alunos de Biologia do 12.º ano” por Vânia Correia & Betina Lopes (CIDTFF) (p. 133);
- “Promoção da literacia climática no 3º Ciclo do Ensino Básico: exploração de atividades práticas com professores” por Mafalda Vaz & José Luís Araújo (CIDTFF) (p. 136)
- “Recurso educativo em formato de jogo “Pedras e pedrinhas… rochas que são minhas!”: uma proposta de ensino orientado para a aprendizagem baseada em jogos” por Isabel Teixeira, João Paiva, Cecília Guerra (CIDTFF) & António Guerner Dias (p. 132);
Além das intervenções no evento, os investigadores CIDTFF António Cachapuz, Isabel P. Martins e Luís Marques fizeram parte da Comissão Científica Honorária do evento; e os investigadores Ana V. Rodrigues, J. Bernardino Lopes, Fátima Regina Jorge, Filomena Teixeira, José Luís Araújo e Rui M. Vieira integraram a Comissão Científica.
Tendo como tema a “Educação em Ciências em Tempos de Mudança: Desafios da Era Digital”, o XXI ENEC I VII ISSE 2025, de organização conjunta da Escola Superior de Educação de Santarém e da Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC), pretendeu ser “um espaço de reflexão e diálogo, acrescentando conhecimento sobre o papel da Educação em Ciências diante das transformações tecnológicas e sociais atuais”.




