Josiana Scherer Bassan, estudante de doutoramento em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (Rio Grande do Sul, Brasil), está a realizar um estágio de investigação no Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA), sob a supervisão de Rui M. Vieira (CIDTFF, DEP, UA), durante os meses de setembro a dezembro.
A sua tese intitula-se “Alfabetização Científica e Tecnológica como alicerce para a formação continuada: contribuições para professores que ensinam o objeto de conhecimento ‘Plantas’ nos Anos Iniciais”.
A Alfabetização Científica, é considerada um processo contínuo de construção de significados a partir da linguagem das Ciências Naturais, o que possibilita ao indivíduo expandir seu universo de conhecimento e sua participação na sociedade.
Portanto, a formação de professores tanto inicial quanto continuada, é um processo essencial para o desenvolvimento da Alfabetização Científica e Tecnológica. Acredita-se que apenas com uma formação robusta e articulada será possível capacitar os professores a desenvolverem práticas de ensino que fomentem o Pensamento Crítico das Ciências, preparando os estudantes para a participação ativa, responsável e crítica em uma sociedade cada vez mais marcada pelos avanços científicos e tecnológicos.
Um dos objetivos da tese de Josiana é analisar as contribuições de uma formação continuada, proposta para professores que atuam nos Anos Iniciais, na qual o objeto de conhecimento ‘Plantas’ seja o condutor do diálogo para a busca do processo de Alfabetização Científica e Tecnológica.
Da mesma forma, a doutoranda está a acompanhar as formações continuadas de professores dos Anos Iniciais da Educação Básica, de modo especial, no que versa a integração do Pensamento Crítico e da Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de Ciências; e, analisar estudos bibliográficos que abordem as contribuições de autores portugueses sobre a formação continuada de professores e seu impacto na promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica e do Pensamento Crítico.
Durante o seu estágio na Universidade de Aveiro, Josiana pretende também discutir e aperfeiçoar o quadro de Pensamento Crítico, e observar as formações continuadas que ocorrem em Portugal durante o período de estágio de doutoramento.
Esta estadia tem igualmente por objetivo gerar colaborações, sob a forma de comunicações em conferências e/ou artigos científicos.