Bruna Fernanda Pacheco Pereira, de Belém do Pará/Brasil, é estudante de doutoramento em Ensino na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil), está a realizar um estágio de investigação no Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA), sob a supervisão do investigador Rui Marques Vieira (CIDTFF, DEP, UA), durante os meses de setembro a dezembro de 2025.
A sua tese intitula-se “o uso do Objeto Digital de Aprendizagem Nearpod como estratégia de desenvolvimento do pensamento crítico no ensino e aprendizagem do componente curricular de ciências no ensino fundamental II”.
O avanço tecnológico que permeia a sociedade tem exigido dos professores novas estratégias de ensino, já que se trata de uma ferramenta que faz parte da realidade dos alunos atualmente. E dependendo do tipo de Objeto Digital de Aprendizagem o contexto em que será utilizado, ele pode ser disponibilizado para acesso individual ou coletivo, além de poder permitir a liberdade de acessar em qualquer hora ou de qualquer local, permitindo maior autonomia dos alunos.
Dessa maneira, considera-se desenvolver uma ação pedagógica consciente e estruturada para cultivar o pensamento crítico (PC), preparando os alunos para enfrentar os desafios complexos da sociedade contemporânea.
Um dos objetivos da tese é investigar a utilização do Objeto Digital de Aprendizagem Nearpod como estratégia de desenvolvimento do pensamento crítico no processo de ensino e aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental II com alunos do 7º ano.
Da mesma forma, a doutoranda está a acompanhar e avaliar documentos oficiais do Ministério da Educação do Brasil que define os direitos e objetivos de aprendizagem que todos os alunos devem desenvolver durante a educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), afim de identificar se há em sua composição orinteação para PC.
Durante o seu estágio na Universidade de Aveiro, Bruna Pereria pretende também discutir e aperfeiçoar o quadro de pensamento crítico no Ensino de Ciências, bem como aplicar este quadro na análise de atividades desenvolvidas para alunos do Ensino Fundamental II, no Brasil.
Esta estadia tem igualmente por objetivo gerar colaborações científicas, sob a forma de comunicações em conferências e/ou artigos.