No dia 19 de setembro de 2025, investigadoras do CIDTFF apresentaram trabalho em desenvolvimento no âmbito do projeto GAI-SciTeach no Future-Ready Education Summit, organizado no âmbito do projeto Erasmus+ FUTURSKILLS.
As investigadoras Margarida M. Marques e Juliana Monteiro foram convidadas a participar no evento para apresentarem trabalho no âmbito do projeto GAI-SciTeach, com foco na exploração do uso de Inteligência Artificial (IA) Generativa para transformar o ensino de ciências.
Na palestra, conduzida de manhã por Margarida M. Marques, discutiram-se práticas de integração de Inteligência Artificial Generativa no Ensino de Ciência emergentes dos resultados preliminares de uma revisão de literatura sistemática sobre o tema, que está a ser desenvolvida pela equipa do projeto. Este contributo ofereceu um olhar sobre as principais práticas educativas propostas na literatura da especialidade e a forma como estas têm impactado a forma como se ensina e aprende.
Durante a tarde, em parceria com Juliana Monteiro, dinamizou um workshop onde se propôs aos participantes a criação e análise crítica de tarefas e recursos educativos, refletindo sobre como adaptá-los ao seu próprio contexto escolar.
Esta participação promoveu momentos de diálogo, experimentação e inovação em contextos locais e acessíveis à comunidade educativa, permitindo o reforço do compromisso de aproximar ciência e prática pedagógica. O “Future-Ready Education Summit”, promovido pela Junta de Freguesia de Parada de Todeia, reuniu estudantes e professores do ensino secundário interessados em refletir sobre os desafios e oportunidades da educação do futuro, aproximando a comunidade aos objetivos e trabalho desenvolvido no âmbito de projeto FUTURSKILLS.