No passado dia 30 de setembro de 2025, o Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA) acolheu o workshop iFEAL25: “Dançar na Escuridão- Abordagens Criativas para Trabalhar com Crianças e Jovens em Luto”, dinamizado pela especialista canadiana Dra. Andrea Warnick, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho na área do luto infantil e juvenil. A iniciativa integrou-se no programa Formação especializada no Apoio ao Luto (FAL), desenvolvido no âmbito do projeto de doutoramento “Aconselhamento no Luto: a formação especializada no contexto português”, da investigadora do CIDTFF Cristina Felizardo.

O workshop reuniu profissionais de psicologia, enfermagem, serviço social, sociologia, educação e gerontologia, bem como 40 estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde da UA. A modalidade híbrida, com participação presencial e online, permitiu alargar o alcance da formação a mais de 70 participantes, oriundos de diferentes regiões do país, incluindo Aveiro, Porto, Coimbra, Beja, Faro e Matosinhos.

De acordo com os participantes, o iFEAL25 foi uma experiência marcante, descrita como “inspiradora”, “profundamente humana” e “transformadora”. Muitos sublinharam a relevância do tema e a forma como a formadora conduziu o encontro com clareza, sensibilidade e autenticidade, criando um espaço seguro para partilhar dúvidas, emoções e práticas. As estratégias criativas apresentadas foram vistas como ferramentas valiosas para apoiar crianças e jovens em luto, permitindo novas formas de comunicação, vínculo e expressão.

As vozes recolhidas convergem numa mesma ideia: o workshop foi muito mais do que uma formação técnica, foi um momento de crescimento pessoal e profissional, que ajudou a repensar o modo como se acompanha o sofrimento e a perda. Como referiu uma das participantes, “continuem com o vosso excelente trabalho”, enquanto outra destacou “a oportunidade rara de aprender com alguém que une ciência, sensibilidade e humanidade”.

O IFEAL25: “Dançar na Escuridão” vem responder à necessidade de continuar a promover formações com este formato, reforçando o trabalho em rede e criando comunidades de prática interprofissionais que partilhem saberes e experiências no apoio ao luto.

O workshop reafirma o compromisso da UA/DEP/CIDTFF e do projeto “Aconselhamento no Luto: a formação especializada no contexto português” com uma educação para o luto mais humana, criativa e baseada em evidência, contribuindo para comunidades mais compassivas e informadas no modo como cuidam das perdas e do sofrimento.

Evento organizado no âmbito do projeto de investigação “Aconselhamento no Luto em Portugal: a formação especializada no contexto português”, conduzido por Cristina Felizardo (CIDTFF-DEP/UA), doutoranda do Programa Doutoral em Educação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, orientado por Paula Santos (CIDTFF-DEP/UA) e coorientado por Margarida Cerqueira (RISE.HEALTH – Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro ESSUA), e desenvolvido com o apoio de uma bolsa FCT (2021.06422.BD).