Cecília Guerra (CIDTFF, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) integra a equipa do projeto “2Qua: Qualidade e quantidade de água, os desafios do presente e do futuro” que iniciou oficialmente no dia 24 de outubro de 2025.

2Qua trata-se de um projeto de ciência cidadã, coordenado por Sara Antunes (FCUP), cujo objetivo é avaliar a qualidade e quantidade de água em albufeiras e promover a sensibilização das populações locais para este problema.

A equipa do projeto fará uma avaliação integrada com diversas análises ecológicas complementadas com ferramentas de deteção remota para identificar indicadores de qualidade e quantidade de água responsivos. No final do projeto, os recursos desenvolvidos e informação serão apresentados às comunidades locais em redor das albufeiras alvo deste estudo.

Financiado no âmbito do programa PT2030, do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) será desenvolvido até 2028, envolve uma equipa multidisciplinar de investigadores da FCUP e da Universidade do Minho.

fonte