O projeto “Genealogia Académica: percurso infográfico do CIDTFF”, exposição mural inaugurada no dia 23 de abril 2025, ainda presente no Departamento de Educação e Psicologia da UA, dá corpo à memória coletiva da construção de uma teia de doutoramentos em gerações sucessivas, formando um ecossistema de conhecimento intergeracional, iniciado há mais de três décadas. A génese deste projeto demonstra que o futuro é desenhado a partir do traçado inicial do passado.
O Registo da Marca (nominativa e mista) foi atribuído pelo INPI e publicado no Boletim de Propriedade Industrial em setembro 2025 (Processos 753058, 753059 e 753060).
As árvores genealógicas construídas (com o respetivo DOI) estão atualizadas a 31 de março de 2025. A partir do 31 de outubro de 2025 será disponibilizada a versão digital atualizada (correções de datas/nomes e inclusão de novos doutoramentos), prática que passará a ocorrer regularmente em março e outubro de cada ano.
Para reforçar o compromisso com a ciência aberta, as árvores estão acessíveis em formato digital no Zenodo, um repositório europeu de acesso aberto (CERN/OpenAIRE) que preserva os materiais, atribui DOI e facilita a citação. A Coleção está disponível em: Genealogia Académica : Percurso Infográfico do CIDTFF (GAPI – CIDTFF).
Os ficheiros individuais podem também ser consultados através da página: www.ua.pt/pt/cidtff/genealogia-academica
Este trabalho segue os princípios FAIR da investigação e gestão de dados, assegurando que os recursos são Encontráveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis, com metadados claros, licenças apropriadas e versão com DOI para referência estável.
Exigiu e continuará a exigir a contribuição de muita gente e estamos muito gratos pela parceria dispensada. Sem isto este projeto não seria possível.
Isabel P. Martins & João Ferreira-Santos



