No dia 29 de outubro de 2025, investigadores brasileiros da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) —  Thayse Figueira Guimarães (CIDTFF), Edilaine Buin, Vanessa Maciel Franco Magalhães, Manuel Salvador Colina Lovera, Rafael Praciel Costa, Julia Juliotti, Vitória Campo Belo Bueno dos Reis e Eduarda Fernandes da Rosa — participaram no Seminario de Intercomprensión y Plurilingüismo, realizado na Facultad de Filología da Universidad Complutense de Madrid (UCM).

A comunicação, intitulada “¿De dónde venimos y hacia dónde vamos? Plurilingüismo y diversidad: una mirada epistemológica desde el contexto de Mato Grosso do Sul – Brasil”, apresentou reflexões teóricas e experiências formativas desenvolvidas no estado fronteiriço do Mato Grosso do Sul, região marcada pela diversidade linguística e cultural, onde coexistem português, espanhol, guarani e outras línguas de mobilidade e migração.

O seminário reuniu investigadores e docentes, promovendo um espaço de diálogo sobre práticas de intercompreensão e abordagens plurilingues no ensino de línguas.

A participação da professora Thayse Figueira Guimarães, investigadora visitante do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, insere-se nas atividades do seu projeto de pós-doutoramento financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – Brasil, Processo nº 402671/2024-4), desenvolvido sob a supervisão da professora Maria Helena Araújo e Sá.