Link-UA (Learning, Integration, and Networking for Knowledge – UA) é um dos projetos de inovação pedagógica selecionados pela Universidade de Aveiro (UA) para beneficiar dos Incentivos para Projetos de Inovação Pedagógica – Impulso Mais Digital, numa iniciativa integrada no projeto Aveiro Education and Social Alliance – Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior, com financiamento do PRR.

O projeto, que é coordenado por Marisa Maia, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da UA, visa reforçar a conexão entre a UA e a comunidade, por meio da implementação estruturada da metodologia de Aprendizagem-Serviço (ApS), uma metodologia que permite articular objetivos de aprendizagem e o envolvimento ativo dos estudantes em atividades organizadas (serviço) com e para a comunidade, partindo de desafios e necessidades reais. Concretamente, o Link-UA propõe a criação de uma rede de cooperação entre UA e parceiros comunitários (e.g., escolas, associações, autarquias, ONG, empresas), com vista à identificação de necessidades reais da comunidade e à sua transformação em oportunidades formativas.

Com um apoio até dois mil euros, a implementação estará em curso ao longo do ano letivo 2025/2026 e abrange seis Unidades Curriculares de cursos distintos de diferentes unidades orgânicas da universidade – DEP, DEGEIT (Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo), ISCA (Instituto Superior de Contabilidade e Administração), ESSUA (Escola Superior de Saúde) e DLC (Departamento de Línguas e Culturas).

A equipa docente é composta por Marisa Maia e Paula Santos, ambas investigadoras do CIDTFF e docentes do DEP, Jorge Mota, Conceição Tavares, Ana Quesado e Ana Teresa Santos.

A equipa do projeto, em colaboração com o Núcleo de Ensino e Aprendizagem da UA, convida instituições/entidades da região de Aveiro a apresentarem propostas de desafios ou necessidades que possam ser convertidos em projetos de ApS. As entidades interessadas podem contactar a responsável pelo projeto para explorar possibilidades de colaboração, enviando um email para mamm@ua.pt.

Mais informações sobre os 16 projetos apoiados pelos incentivos nesta notícia publicada pelo uaonline.