No dia 13 de novembro de 2025, foi apresentada, em formato virtual, a comunicação “Practical Guidelines for Inclusive Higher Education: The Voices of Students with Intellectual and Developmental Disabilities”, desenvolvida pelas investigadoras do CIDTFF Mariana A. Dantas, Maria Manuel Carvalho, Paula C. Santos, em colaboração com Oksana Tymoshchuk (DigiMedia–UA), Miguel Santos (IPP–INED) e Mário Pereira (ASSOL / FORMEM).

A comunicação, integrada no programa da IConSE 2025 – 9th International Conference on Science and Education, apresentou um estudo qualitativo participativo que articula o HiLives Framework e as Think College Standards com as experiências de estudantes com DID (dificuldades intelectuais e desenvolvimentais) que concluíram um programa inclusivo de três anos no Ensino Superior – o PIEM “Programa Individual de Estudos Multidisciplinares” da Universidade de Aveiro. Os resultados evidenciam a importância do apoio personalizado, da pedagogia acessível, do sentido de pertença à comunidade académica e dos estágios supervisionados como motores de autonomia e transição para a vida adulta.

Os autores sintetizaram, ainda, os pilares de uma abordagem inclusiva robusta — mentoria individualizada, ensino acessível, ecossistemas de pertença (incluindo círculos de participação em atividades sociais, de desporto e de lazer na academia), planeamento centrado na pessoa e estágios estruturados — que deram origem a guidelines operacionais para instituições de ensino superior.

Por fim, a equipa destacou que a inovação do trabalho reside na centralidade das vozes dos estudantes, considerados coautores do processo e agentes ativos na construção de práticas inclusivas sustentáveis. Estas orientações constituem um recurso estratégico para instituições que pretendam fortalecer ou desenvolver programas inclusivos alinhados com padrões internacionais de qualidade.

Fotografia disponibilizada por Mariana Dantas.