28 novembro 2025 | 9h30 | Formato híbrido – Sala 5.2.53 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e online

No dia 28 de novembro, pelas 9h30, em formato híbrido, Danielli Dartico Simões será a oradora do primeiro Seminário de Discussão Científica do LabELing no ano letivo 2025/2026, intitulado “Contributos de uma CoP na promoção da cidadania digital: estudo de caso num agrupamento de escolas”. A sessão é aberta a todas as pessoas interessadas e decorrerá, presencialmente, na sala 5.2.53 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e online, via Microsoft Teams (link de acesso).

Danielli Dartico Simões é mestre em Educação e Formação – Didática e Tecnologia Educativa em Línguas e doutoranda em Educação – Didática e Desenvolvimento Curricular na Universidade de Aveiro. A sua investigação centra-se na análise do contributo de uma Comunidade de Prática (CoP) na capacitação dos encarregados de educação para a Cidadania Digital e prevenção do cyberbullying.

Resumo da comunicação: A cidadania digital tem adquirido crescente relevância, exigindo estratégias educativas que promovam o uso ético e seguro das tecnologias, nomeadamente na prevenção do cyberbullying, em conformidade com o Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital (2025). Este estudo analisa os contributos de uma comunidade de prática, composta por parceiros educativos e da comunidade, na capacitação dos encarregados de educação no âmbito do Plano de Prevenção Anti-Bullying (PPAB), enquanto agentes ativos na promoção da cidadania digital. Adota-se uma abordagem qualitativa e etnográfica, desenvolvida em três fases: diagnóstico, intervenção e avaliação. A recolha de dados incluirá inquéritos por questionário, entrevistas semiestruturadas, observação participante e registo de notas de campo, procurando compreender perceções, conhecimentos e práticas dos participantes sobre cidadania digital e prevenção do cyberbullying. O estudo visa identificar fatores facilitadores e constrangimentos na implementação da comunidade de prática, analisar os efeitos das ações formativas na capacitação parental e compreender o papel dos encarregados de educação como agentes multiplicadores. Os resultados esperados incluem a sistematização de boas práticas, recomendações para implementação do modelo noutros contextos e o reforço da colaboração entre escola, famílias e comunidade, contribuindo para ambientes digitais mais seguros, inclusivos e colaborativos.