Vários investigadores do CIDTFF participam no congresso internacional TECH-EDU 2026, coordenando o programa e diferentes Special Tracks dedicadas ao papel das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem, atualmente com submissões abertas.

As calls for papers abrangem, entre outros, temas como ambientes imersivos com realidade aumentada e virtual, usos da inteligência artificial generativa na educação com enfoque em práticas de ensino, aprendizagem e avaliação baseadas em evidência, transparentes e reprodutíveis, multiliteracias e literacia crítica em contextos marcados por algoritmos e assimetrias de poder, inovação sustentável em educação digital, bem como experiências de aprendizagem estendidas e criativas, frequentemente ancoradas nas artes, em narrativas digitais e em jogos, que promovem inclusão, participação e formas de pensar orientadas para futuros mais sustentáveis em contextos educativos formais e não-formais, incluindo contextos específicos de educação nas mais variadas áreas e o papel dos diferentes agentes educativos na operacionalização pedagógica destes recursos.

A submissão das propostas decorre até 15 de dezembro de 2025.

A organização do evento conta com forte envolvimento da equipa do CIDTFF: J. Bernardino Lopes (conference co-chair), Maria Castelhano (special track 1), Daniela Pedrosa (special track 1), Erickinson Lima (special track 5), Ana Rita Costa (special tracks 5 e 6), António Pedro Costa (special track 5), Ana Balula (organization chair e special track 5), Liudmila Shafirova (special track 6), Margarida Pinheiro (special track 8) e João Ferreira-Santos (special track 9).

Nas edições anteriores, todos os artigos aceites no TECH-EDU foram publicados em volumes da Springer e indexados no Conference Proceedings Citation Index (CPCI, Web of Science™) e na Scopus™.

A conferência decorrerá de 22 a 24 de junho, na Grécia (Democritus University of Thrace, Alexandroupolis).

Mais informações na página oficial do TECH-EDU 2026.