A reunião de arranque do projeto Edu4Health – “Novos Desafios de Educação para a Saúde e Bem-estar” decorreu no passado dia 21 de novembro, na sala SALT do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA). A sessão marcou o início formal de um projeto inovador que decorrerá entre 2025 e 2028 e que visa promover a saúde física, mental e social de adolescentes através de tecnologias educativas avançadas.

O projeto Edu4Health é coordenado por Lúcia Pombo (Investigadora Auxiliar do CIDTFF/DEP/UA) e financiado por Fundos FEDER através do COMPETE 2030, reunindo uma equipa multidisciplinar que envolve seis Unidades de Investigação da UA (CIDTFF, CINTESIS, iBiMED, CESAM, IEETA e DIGIMEDIA), bem como bolseiros, colaboradores, consultores internacionais e parceiros institucionais, entre os quais a Câmara Municipal de Aveiro, o Agrupamento de Escolas José Estêvão, o Laboratório da Paisagem (Guimarães), a Cáritas Diocesana de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido nos projetos EduPARK (2016–2019) e EduCITY (2022–2025), igualmente financiados pela FCT, o Edu4Health aposta na criação de soluções tecnológicas inovadoras para contexto escolar, com destaque para:

  • App4Health, uma aplicação móvel com desafios diários, conteúdos de literacia em saúde, tutoriais, estratégias de gamificação e um companheiro virtual 3D para motivar comportamentos saudáveis;
  • Jogos de realidade aumentada (RA) ao ar livre, incluindo percursos educativos na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, promovendo contacto com a natureza e atividades físicas;
  • Um guia pedagógico para professores, incorporando conteúdos de RA sobre saúde mental, nutrição, atividade física, literacia emocional, educação sexual e prevenção da violência;
  • Programas de formação acreditada, seminários e atividades de envolvimento da comunidade escolar.

Com estas ações, o projeto pretende promover literacia em saúde, hábitos de vida equilibrados e uma relação saudável com a tecnologia em jovens entre os 13 e os 16 anos,

A reunião de arranque, em formato híbrido, permitiu apresentar a estrutura do projeto, o cronograma de execução e a distribuição das primeiras tarefas, que incluem gestão e comunicação, revisão de literatura, recolha de necessidades por parte de professores e alunos e preparação dos primeiros materiais públicos. O encontro envolveu investigadores, bolseiros e parceiros, reforçando o compromisso conjunto com a inovação educativa e a promoção do bem-estar nas escolas.

O projeto destaca-se pela integração entre Tecnologia, Educação e Saúde, alinhando-se com a Estratégia Nacional de Especialização Inteligente e com prioridades nacionais na área da saúde escolar.

Texto original enviado por Lúcia Pombo (CIDTFF); adaptado por Ana Varela (Secretariado CIDTFF). Fotografia enviada por Lúcia Pombo.