Margarida M. Pinheiro participou na ADACIS 2025 – The 2025 IEEE International Conference on Advances in Data-Driven Analytics and Intelligent Systems, realizada em Sousse, Tunísia, entre 20 e 22 de novembro. A investigadora do CIDTFF e docente do ISCA apresentou, em coautoria, dois estudos que reforçam o posicionamento da Universidade de Aveiro nas agendas da Educação 5.0 e da Sociedade 5.0, com foco na governação educativa orientada por dados e na transformação digital centrada no estudante:

  • “Mapping Data-Driven Educational Policy”: Este artigo contribui para o debate sobre o papel crescente das abordagens data-driven na formulação de políticas educativas, alinhando-se com a missão da conferência de promover investigação orientada por dados para a educação. Através de uma análise bibliométrica e temática de 982 publicações Scopus (2010–2025), o estudo mostra que a utilização intensiva de dados está a transformar a governação e a tomada de decisão na educação, reforçando a pertinência de ADACIS como espaço de reflexão crítica e colaborativa sobre práticas, metodologias e enquadramentos éticos necessários para um ecossistema educativo verdadeiramente informado por dados.
  • “Smart Learning in Action: Designing and Operationalizing the Digital Student Journey with ESC-Tension 2”: Este trabalho ilustra como a transformação digital no ensino superior europeu pode beneficiar de abordagens orientadas por dados, em linha com o foco da conferência na inovação educativa suportada por tecnologia. O projeto ESC-Tension 2 aprofunda o desenvolvimento do European Student Card e a sua integração com o Erasmus Without Paper, evoluindo para uma perspetiva centrada no estudante e baseada em dados. Os seus principais resultados — o Student Journey model, e o Student Toolbox — foram testados em seis contextos europeus e demonstram potencial para melhorar a eficiência administrativa, a inclusão e a literacia digital, contribuindo para ambientes de aprendizagem mais inteligentes. Ao alinhar coordenação institucional e a qualidade da aprendizagem com a visão do Espaço Europeu de Educação, o projeto reforça a pertinência de debates como os promovidos pela ADACIS, onde se discutem soluções que tornam o ensino superior mais integrado, inclusivo e orientado por evidências.

As duas comunicações serão publicadas nos Proceedings da ADACIS, publicados pela IEEE Xplore, prevendo-se a sua indexação na Scopus e na Web of Science. A participação reforça a projeção internacional do CIDTFF em temáticas como tomada de decisão educativa baseada em dados, ou transformação digital centrada no estudante.

A ADACIS reúne especialistas e profissionais para apresentar os avanços mais recentes em tecnologias de informação e ciência de dados, destacando o seu impacto na educação. Com sessões técnicas, workshops e debates sobre temas como Big Data, Machine Learning e segurança de dados, a conferência oferece a académicos e educadores a oportunidade de explorar como a análise de dados está a transformar sistemas educativos e práticas pedagógicas, ao mesmo tempo que promove networking e colaboração num ambiente cientificamente estimulante.

Texto original enviado por Margarida M. Pinheiro (CIDTFF); adaptado por Ana Varela (Secretariado CIDTFF). Fotografia enviada por Margarida M. Pinheiro.