Nos dias 20 e 21 de novembro, Mariana Dantas e Maria Manuel Carvalho, investigadoras do CIDTFF e do PIEM – Programa Individual de Estudos Multidisciplinares da Universidade de Aveiro, participaram no curso internacional de Planeamento Centrado na Pessoa, orientado por Jack Pearpoint e Lynda Kahn, referências internacionalmente reconhecidas nesta abordagem. A formação decorreu no Auditório do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, em Lisboa, tendo sido promovida pela ASSOL – Associação de Solidariedade Social de Lafões, com o apoio do INR, I.P.
A participação das investigadoras reforçou as competências que sustentam o PIEM, programa que integra o Planeamento Centrado na Pessoa como eixo metodológico essencial para a construção de percursos educativos personalizados, participados e orientados para a autodeterminação dos estudantes. O contacto com metodologias como o PATH, o MAPS, a facilitação gráfica e o mapeamento de redes de suporte contribuiu para aprofundar práticas inovadoras, colaborativas e centradas na pessoa, fortalecendo o trabalho desenvolvido com estudantes, famílias, mentores e redes comunitárias.
Esta experiência consolidou o alinhamento do PIEM com práticas internacionalmente validadas que promovem ambientes inclusivos e processos de mudança sustentados nos valores e prioridades da pessoa, reforçando o papel do programa enquanto espaço de desenvolvimento, aplicação e investigação de metodologias orientadas para a inclusão e a autodeterminação.
Mariana Dantas é Coordenadora Tutora do curso PIEM e Maria Manuel Carvalho é bolseira de doutoramento da FCT, sendo ambas estudantes do Programa Doutoral em Educação (ramo Diversidade e Educação Inclusiva) do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e membros do CIDTFF.
O PIEM constitui-se como um curso não conferente de grau promovido pela Universidade de Aveiro, que visa proporcionar oportunidades significativas (inclusivas e com apoio) de educação no Ensino Superior para pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, através da participação plena na vida académica e social da Universidade. Em funcionamento desde 2021 e atualmente na segunda edição, apoia-se numa parceria entre a Universidade de Aveiro e o Grupo Jerónimo Martins S.A., sendo acolhido cientificamente pelo CIDTFF.
Texto original enviado por Maria Manuel Carvalho (CIDTFF); adaptado por Ana Varela (Secretariado CIDTFF). Fotografia enviada por Maria Manuel Carvalho.



