No dia 18 de novembro de 2025, Mariana Dantas e Maria Manuel Carvalho participaram, como convidadas, no 2.º World Café Emprega+, realizado na Caixa UA, integrado na Feira de Empreendedorismo da Universidade de Aveiro.

A sessão reuniu representantes da educação, da ação social, da saúde, das IPSS, do setor empresarial e pessoas com deficiência, promovendo um espaço de trabalho colaborativo dedicado ao emprego inclusivo.

As investigadoras do CIDTFF dinamizaram duas mesas temáticas integradas num conjunto mais amplo de debates sobre inclusão laboral. O seu contributo incidiu sobre processos de recrutamento inclusivo, analisando intervenientes, barreiras e estratégias para práticas de seleção justas, e sobre integração e desenvolvimento profissional, refletindo sobre boas práticas de acolhimento, acompanhamento, bem-estar e progressão na carreira. Estes contributos, articulados com os restantes grupos de trabalho, fortaleceram o diálogo intersetorial e a criação de soluções colaborativas que promovem ecossistemas laborais mais inclusivos e centrados na pessoa.

O encontro decorreu no âmbito da Rede EMPREGA+, uma rede integrada pelo PIEM – Programa Individual de Estudos Multidisciplinares da Universidade de Aveiro e enquadrada no Projeto Aveiro+ | CLDS 5G, coordenado pela Câmara Municipal de Aveiro.

A participação do PIEM reforçou o seu papel enquanto laboratório vivo de inovação social, aproximando a formação académica dos desafios reais da empregabilidade inclusiva e consolidando o compromisso com práticas baseadas em evidência, colaborativas e orientadas para a autodeterminação.

Mariana Dantas é Coordenadora Tutora do curso PIEM – Programa Individual de Estudos Multidisciplinares da Universidade de Aveiro, e Maria Manuel Carvalho é bolseira de doutoramento da FCT, sendo ambas estudantes do Programa Doutoral em Educação (ramo Diversidade e Educação Inclusiva) do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e membros do CIDTFF.

O PIEM é um curso não conferente de grau, promovido pela Universidade de Aveiro, que visa proporcionar oportunidades significativas (inclusivas e com apoio) de educação no Ensino Superior para pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, assegurando a sua participação na vida académica e social da Universidade. Em funcionamento desde 2021 e atualmente na segunda edição, resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro e a Jerónimo Martins, sendo acolhido cientificamente pelo CIDTFF.

Texto original enviado por Maria Manuel Carvalho (CIDTFF); adaptado por Ana Varela (Secretariado CIDTFF). Fotografia enviada por Maria Manuel Carvalho.