No dia 21 de novembro concluíram-se as cinco sessões presenciais da Oficina de Formação “Práticas Interdisciplinares de Educação para a Sustentabilidade através de Jogos Móveis Digitais”. Esta oficina, acreditada pelo CFAECAAV – Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha, contou com a participação dos formadores Lúcia Pombo, Margarida M. Marques, João Ferreira-Santos e Rita Rodrigues, investigadores do CIDTFF e membros da equipa do EduCITY, projeto enquadrador da formação.

Dirigida a professores dos Ensinos Básico e Secundário dos grupos de Geografia, Física e Química e Biologia e Geologia, a ação integrou 13 horas presenciais e 13 horas de trabalho autónomo, totalizando 26 horas de formação que relevam para efeitos de progressão na carreira docente e avaliação de desempenho na área científica e pedagógica.

Concluíram a formação 19 pessoas: 10 professores do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, envolvidos também no projeto europeu OpenUS4ALL – “Open Universal Steam for All”, três monitores da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, três professores do mesmo agrupamento na área de Matemática, e ainda dois colaboradores do Centro de Documentação de Ílhavo e uma doutoranda do Programa Doutoral em Educação, que, embora sem acreditação, participaram com o objetivo de aprender a criar novos jogos através da aplicação EduCITY.

Durante a oficina, os formandos trabalharam colaborativamente no desenho pedagógico, construção e validação de atividades educativas digitais baseadas em jogos geolocalizados. Este processo permitiu-lhes aprofundar competências ao nível da interdisciplinaridade, da integração da tecnologia em contextos outdoor, do design de experiências de aprendizagem e da utilização avançada da app EduCITY. Como resultado, foram desenvolvidos cinco jogos completos e integrados na aplicação.

Dos jogos produzidos, três foram posteriormente explorados pelos alunos em diferentes contextos educativos. A experiência revelou-se altamente positiva: os alunos demonstraram aprender de forma divertida, exploratória e ativa, observando elementos do meio envolvente aos quais nunca tinham prestado atenção. Esta abordagem promoveu uma ligação mais significativa entre o ambiente real e os conteúdos curriculares, reforçando o potencial educativo dos recursos digitais e das atividades outdoor.

A formação terminou com um momento de confraternização, num jantar de gastronomia tradicional portuguesa, assinalando o sucesso da iniciativa e o espírito colaborativo desenvolvido ao longo do processo.

O próximo passo inclui a elaboração, pelos professores, dos relatórios reflexivos individuais e de grupo, que integrarão o processo avaliativo para efeitos de acreditação da formação.

Veja a galeria de fotos da formação aqui.

Texto original enviado por Lúcia Pombo (CIDTFF); adaptado por Ana Varela (Secretariado CIDTFF). Fotografias partilhadas por Lúcia Pombo.