Um grupo de investigadores do CIDTFF e estudantes do segundo e terceiro ciclos do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA) participou na 4.ª edição do “Créathon d’écriture plurilingue”, um evento de formação orientado para a criatividade linguística, realizado de 24 a 28 de novembro de 2025, em França, nas Universidades de Le Mans e Angers.
Promovido no âmbito de um Programa Intensivo Híbrido Erasmus+, em parceria com as Relações Internacionais da Universidade de Le Mans, o Pôle EnJeux e a sua cátedra “Contar histórias para crescerem juntos”, o evento convidou os participantes a explorar a riqueza dos seus plurilinguismos através de uma oficina de escrita coletiva conduzida por Elsa Valentin, autora para jovens e madrinha da cátedra, reconhecida pelo seu trabalho poético e inventivo em torno da linguagem e da pluralidade de vozes.
A formação juntou estudantes de diferentes países – Argélia, França, Hungria, Grécia, Itália, Portugal e Ucrânia – reunidos com um objetivo comum: brincar com as línguas, os sons e os universos imaginários para co-criar textos plurilingues originais. Os participantes foram acompanhados, na interpretação oral dos seus textos, por um artista de poetry slam, Alexandre HDW Sepré, dando assim vida às palavras numa forma artística que une poesia e ritmo.
Acompanhados por Rosa M. Faneca, investigadora do CIDTFF e docente do DEP, participaram, presencialmente, os estudantes de doutoramento e membros do CIDTFF Luís Dantas e Rita Dorneles, assim como Beatriz Costa, Isabel Sá e Vanessa Rebelo, estudantes de mestrado do DEP/UA. À distância, o evento contou com a participação de Mariana Martins (investigadora do CIDTFF e estudante de doutoramento) e Laetitia Pereira (estudante de mestrado).



Texto original enviado por Rosa Faneca (CIDTFF); adaptado por Ana Varela (Secretariado CIDTFF). Fotografias enviadas por Rosa Faneca.


