Decorreu, a 19 de novembro, mais uma sessão do grupo SEDE, no estilo Journal Club, dedicada à discussão do artigo científico publicado por Jordi Castellví, intitulado “Epistemological Obstacles to Social Studies Education“. A sessão foi mediada por Cristina Domingues, professora e investigadora em educação, estudante do Programa Doutoral em Educação da UA e bolseira FCT integrada no CIDTFF, a desenvolver projeto no âmbito da Educação em línguas em contexto migratório.
Durante a sessão, os participantes foram convidados à discussão dos conceitos de multiperspectivity e epistemological obstacle, explorando a abordagem apresentada pelo autor sobre o papel das práticas discursivas e dos obstáculos epistemológicos na formação do conhecimento educativo e das dinâmicas de poder nas escolas. Num ambiente de diálogo e reflexão, foram debatidas as implicações desta abordagem tanto para a organização escolar como para a prática pedagógica, analisando a multiperspectividade enquanto abordagem educativa fundamental para fomentar o pensamento crítico e capacitar os alunos a desafiar as injustiças sociais. No final, foi promovida uma discussão coletiva sobre os desafios e potencialidades da implementação de uma abordagem multiperspective, incentivando a reflexão sobre como esta pode contribuir para a construção de escolas mais participativas e integradas na sociedade.
Esta foi a trigésima sexta (36ª) sessão do “SEDE – Vamos conversar sobre Ciência!”, um grupo criado por investigadores do CIDTFF com o objetivo de constituir um espaço dedicado à partilha e discussão científica entre pares desta Unidade de Investigação (saber mais).
O evento realizou-se, como habitualmente, a partir das 14 horas, em formato híbrido, na sala 5.2.53 do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA).
Texto original enviado por Xana Sá Pinto (CIDTFF); adaptado por Ana Varela (Secretariado CIDTFF). Imagem partilhada por Cristina Domingues (www.istockphoto.com).



