Hugo Oliveira, Sabina Valente, Fernando Rebola & Jorge Bonito (CIDTFF) | Actas electrónicas del XII Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2025, pp. 58-61

Resumo: O desenvolvimento do trabalho prático tem vindo a ser considerado pelos professores de ciências como uma metodologia intrinsecamente relacionada com a sua prática letiva. Algumas limitações e/ou constrangimentos, no entanto, são também identificados pelos professores. Por ser relevante conhecer a opinião destes agentes educativos sobre as múltiplas facetas do trabalho prático, este estudo teve por objetivo construir um inquérito por entrevista para avaliar as suas perceções sobre o trabalho prático na disciplina de Ciências Naturais (3.º ciclo do ensino básico). Partindo de uma revisão sistemática de literatura, é apresentado o processo de construção do inquérito por entrevista. O resultado obtido corresponde a um instrumento com 7 dimensões e 40 itens, validado por peritos e pilotagem. As considerações finais acentuam a importância da validação do roteiro, de modo a assegurar fiabilidade da informação recolhida.

Palavras-chave: roteiro de entrevista, validação, trabalho prático, ciências naturais.

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Referência: Oliveira, H., Valente, S., Rebola, F., & Bonito, J. (2025). Construção de um roteiro de entrevista: perceções dos professores sobre o trabalho prático em Ciências Naturais. In J. Cantó, & F. Ostermann (Eds.), Actas electrónicas del XII Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2025 (pp. 58-61). Revista Enseñanza de las Ciencias. https://hdl.handle.net/10174/39663