O projeto Erasmus+ CARE – “Consumer Awareness for Responsibility to the Environment”, de que a Universidade de Aveiro (UA) foi instituição parceira, foi reconhecido pela Agência Nacional espanhola como uma Boa Prática.

A atribuição do selo surge no contexto da avaliação final do projeto pela Agência Nacional Erasmus+ de Espanha, efetuada com base em critérios definidos pela Comissão Europeia relativos à pertinência, à qualidade geral da execução, à qualidade da cooperação no seio do consórcio e ao impacto e divulgação dos resultados do projeto.

O CARE teve como objetivo promover o consumo responsável entre cidadãos, tendo a equipa desenvolvido diversos produtos nas quatro línguas do consórcio (espanhol, inglês, português e italiano), destacando-se o CARE Knowledge, uma comunidade virtual de conhecimento sobre consumo responsável que produziu o “Livro Verde sobre Consumo Responsável na Europa”, e o pacote de formação Edu-CARE para a educação no consumo responsável, liderado pela UA e composto por 40 cursos de microformação que tratam dos aspetos conceptuais, económicos, sociais e ambientais do consumo nas áreas da alimentação, mobilidade, vestuário e utilização de recursos.

Em curso entre 2021 e 2024, foi coordenado pela Universidade de Málaga e envolveu outros seis parceiros: Internet Web Solutions (Espanha), Universidade de Aveiro (Portugal), IHF (Bélgica), IDP (Itália), RSC Talent (Espanha) e CPIA Lecce (Itália).

A equipa da UA foi coordenada por Margarida M. Pinheiro, investigadora do CIDTFF e docente no ISCA.

Texto original enviado por Margarida M. Pinheiro (CIDTFF); adaptado por Ana Varela (Secretariado CIDTFF). Imagem: site do projeto.