No passado dia 29 de novembro, o Museu Marítimo de Ílhavo recebeu a comunidade para a apresentação pública do jogo “Museu Marítimo de Ílhavo”, disponível na app EduCITY. O jogo foi desenvolvido no âmbito do concurso EduCITY/Prémio Inova+, do qual o Museu foi vencedor. Integrada no programa “Tanto Mar!”, a iniciativa contou com uma grande adesão por parte da população, que teve oportunidade de explorar, pela primeira vez, este jogo educativo digital, interativo e imersivo.
A sessão foi aberta pelo Diretor do Museu Marítimo de Ílhavo, Nuno Miguel Costa, pelo Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, José Gabriel, e pela coordenadora do EduCITY e investigadora do CIDTFF, Lúcia Pombo, que destacaram a relevância de aproximar a tecnologia do património e da educação para enriquecer as práticas de mediação cultural.
Criado especificamente para o percurso expositivo do Museu, o jogo conduz os visitantes através de cinco salas, da Sala da Faina Maior até ao Aquário dos Bacalhaus, explorando a pesca do bacalhau (Gadus morhua) e outros temas do património marítimo local. Foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar que integrou especialistas em educação, museologia, conteúdos digitais e tecnologias de Realidade Aumentada, destacando-se os contributos de Ana Catarina Nunes (Serviço Educativo e Mediação do Museu Marítimo de Ílhavo) e João Ferreira-Santos (CIDTFF, DEP, UA), que produziram grande parte do jogo. A construção contou ainda com a colaboração de Lúcia Pombo e Margarida M. Marques (CIDTFF), assim como de Sara Pombo e Bruno Sousa.
Os conteúdos interativos de Realidade Aumentada (RA), que enriquecem a experiência de visita, destacaram-se pela sua originalidade:
- O quadro “A família piscatória”, de Domingos Rebelo, no qual a RA revela informação adicional sobre práticas sociais e religiosas da comunidade piscatória, em sobreposição dos elementos da tela;
- O algário, cuja etiqueta funciona como marcador aumentado que permite descobrir, por exemplo, as características cromáticas das algas Rodophytas;
- A representação do bacalhau antes de se chegar ao Aquário, que possibilita observar características anatómicas e comportamentais da espécie através de elementos digitais em sobreposição.
Depois da apresentação, os participantes foram convidados a percorrer o Museu e a testar o jogo nos seus diferentes espaços, vivenciando uma nova forma de interação com o património marítimo. O evento incluiu também a inauguração da exposição Império, com aguarelas de Rodrigo Vilhena, na sala da pintura e terminou no aquário dos bacalhaus.
A partir de agora, o jogo está disponível para todos os visitantes do Museu Marítimo de Ílhavo, que podem usufruir desta experiência educativa e inovadora, contribuindo para uma relação mais dinâmica entre tecnologia, cultura e aprendizagem.
Veja a galeria de fotografias do evento aqui.
Texto original enviado por Lúcia Pombo (CIDTFF); adaptado por Ana Varela (Secretariado CIDTFF). Fotografia partilhada por Lúcia Pombo.



