A 3 de dezembro, no Centro de Congressos de Aveiro, a equipa do Programa Individual de Estudos Multidisciplinares da Universidade de Aveiro (PIEM) participou no Seminário “Canais da Inclusão – Trilhar Caminhos para uma Vida Plena e Autónoma”, organizado no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebradas neste mesmo dia.
O primeiro contributo ocorreu através da dinâmica sensorial “Nos Sapatos do Outro: experienciar a capacidade”, promovida por uma equipa de investigadores do CIDTFF e do DigiMedia – Lab Inclusive Space integrada por Mariana Dantas (Coordenadora-Tutora do programa), Maria Manuel Carvalho, Jennifer Silva, João Santos, Erickinson Lima (CIDTFF) e por Ana Veloso, Oksana Tymoshchuk, Rita Oliveira, Francisca Lourenço, Lucius Filho e Patrícia Oliveira (DigiMedia). A atividade permitiu, de forma experiencial e participada, vivenciar desafios relacionados com acessibilidade e participação, promovendo consciência crítica e comportamentos alinhados com a inclusão.
O segundo momento teve lugar no Painel II — “Próxima Etapa: Preparar para a Vida Ativa”, em que Paula Santos (Diretora do PIEM e investigadora do CIDTFF) abriu o debate sublinhando a importância de modelos educativos centrados na pessoa para a construção de trajetórias académicas e socioprofissionais mais autónomas. Seguiram-se os contributos de Mariana Dantas e Maria Manuel Carvalho, que evidenciaram o papel do PIEM na promoção de competências para a vida adulta, na articulação com entidades da comunidade e na criação de oportunidades reais de participação e empregabilidade.
No âmbito da mesa-redonda “Âncoras nos Canais: Famílias que Sustentam o Percurso”, moderada por Maria Manuel Carvalho e com a participação, a convite, de Mariana Dantas, foi reforçada a importância das famílias como parceiras estratégicas na construção de percursos inclusivos, promovendo relações de confiança, corresponsabilidade e apoio ao longo da vida.
A participação do PIEM no seminário permitiu a sua reafirmação como agente de mudança, promotor da inclusão através da prática, da investigação e da co-construção de soluções com estudantes, famílias, escolas, empresas e comunidade. O PIEM assume, assim, o compromisso de continuar a desafiar barreiras, abrir caminhos e fortalecer a capacidade de cada pessoa para viver uma vida plena, autónoma e socialmente valorizada, reforçando a sua missão enquanto programa académico inovador e comprometido com a construção de percursos de vida inclusivos, autodeterminados e sustentáveis.
O evento foi organizado em colaboração com a rede EMPREGA+, uma rede que articula escolas, empresas, organizações sociais e serviços da UA, com o objetivo de promover a empregabilidade inclusiva de pessoas com deficiência. A iniciativa está integrada no Projeto Aveiro+ | CLDS 5G, financiado pelo programa Pessoas 2030 / FSE+.
O Programa Individual de Estudos Multidisciplinares da Universidade de Aveiro (PIEM) constitui-se como um curso não conferente de grau promovido pela UA que tem como principal finalidade possibilitar oportunidades significativas (inclusivas e com apoio) de educação no Ensino Superior para pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, através da participação na vida académica e social da Universidade. Em curso desde 2021 e atualmente na segunda edição, resultou de uma parceria entre a UA e a Jerónimo Martins, sendo acolhido cientificamente pelo CIDTFF.


Texto original enviado por Maria Manuel Carvalho; adaptado por Ana Varela (Secretariado CIDTFF). Fotografias enviadas por Maria Manuel Carvalho.


