O projeto VaBioLa, no âmbito do qual foi desenvolvida a app Vabiola – uma versão modernizada do Portfólio Europeu das Línguas – foi premiado pela Agência ERASMUS+ de França com o Selo Europeu das Línguas 2025 na Categoria Ensino Escolar – “Valorizar as competências plurilingues dos alunos para formar cidadãos esclarecidos”. O prémio visa promover o desenvolvimento de iniciativas inovadoras no domínio do ensino e da aprendizagem linguística, dar a conhecer os resultados de projetos de excelência na área do plurilinguismo e despertar o interesse do grande público pela aprendizagem de línguas.
A cerimónia de entrega decorreu no âmbito da Conferência Anual Europeia Erasmus+ “Learning, connecting, evolving: ERASMUS+ in the digital area”, realizada a 2 de dezembro, em Nanterre, França, e contou com a participação de Rosa Faneca, coordenadora local do projeto e investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (DEP/UA).
O VaBioLa é um projeto de cooperação internacional e de partilha para a valorização e reconhecimento dos percursos linguísticos e interculturais dos alunos dos 6 aos 18 anos de idade. Concebido como um portfólio digital de línguas, o projeto apoia professores e alunos a explorar, de modo reflexivo, as suas aprendizagens linguísticas e interculturais. Para esse efeito, a equipa de parceiros, integrada por pessoas de vários países europeus (Bélgica, Grécia, Itália, Portugal e França), desenvolveu uma aplicação que permite documentar experiências, desenvolver a consciência linguística e tornar visíveis as competências plurilingues e interculturais, frequentemente implícitas, adquiridas dentro ou fora da escola. Através de um sistema de microrreconhecimentos, a app favorece a motivação, a autonomia e a construção do percurso dos seus utilizadores, em consonância com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) e os referenciais europeus de competências, como o DigComp e o GreenComp. A app oferece um ambiente seguro e colaborativo e está acessível online.
Financiado pelo Erasmus+, o projeto inscreve-se na estratégia europeia em prol do plurilinguismo, da abertura internacional e da inovação pedagógica. A primeira edição esteve em curso entre 2021 e 2024, estando atualmente a ser desenvolvido um projeto de continuidade – VaBioLa 2 – igualmente coordenado pelo GIP FIPAG – Formation et Insertion Professionnelle de l’Academie de Grenoble (França). A Universidade de Aveiro é parceira, sendo a equipa integrada por vários investigadores do CIDTFF e do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da UA (CLLC), sob coordenação de Rosa Faneca.
No início do ano, o projeto já tinha sido reconhecido com o selo de boas práticas Erasmus+.



Texto original enviado por Rosa Faneca; adaptado por Ana Varela (Secretariado CIDTFF). Fotografias enviadas por Rosa Faneca.



