Ângelo Conde, Andreia Magalhães & António Moreira (CIDTFF) | In Livro de Atas da X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017, pp. 473-499

Resumo:

“Neste artigo explora-se um tema do 10.º ano de escolaridade da disciplina de Física e Química A no sentido de compreender a vantagem do uso, em sala de aula, de plataformas não dirigidas para o ensino. Neste sentido, averiguou-se a eficácia do Instagram para  a  realização  de  duas  receitas  de  gastronomia  molecular,  na exploração do subdomínio “Gases e dispersões”, de forma a facilitar e estimular o processo de interação e de aprendizagem. Este estudo, realizado numa Escola da Área Metropolitana do Porto, socorreu-se de uma metodologia mista, com 14 alunos, todos com o Instagram instalado nos seus telemóveis, na qual os resultados mostram que os alunos evoluíram na compreensão do tema proposto e, apesar de estarem habituados a um método mais tradicional, reconheceram que o uso de TIC facilita o estudo, aumenta a motivação e promove a curiosidade. Não obstante, constatou-se uma utilização esporádica do Instagram e de uma reduzida interação via comentários dos alunos. Todavia, o uso do Instagram foi positivo, cativando e envolvendo os alunos, sendo notória a satisfação e emoção no uso do Instagram em redor da aula laboratorial de FQ. Nota-se uma elevada apetência dos alunos pelo uso de redes sociais em contexto de sala de aula.”

ler artigo