O estudo “Competências Profissionais no Âmbito da Prevenção e do Tratamento do Tabagismo no Final da Formação Pré-graduada dos Profissionais de Saúde: Estudo de avaliação com os cursos de formação em Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Medicina e Medicina Dentária” foi coordenado por Jorge Bonito (membro do CIDTFF), contando com contribuições das investigadoras do CIDTFF Anabela Pereira e Marília Rua e da docente do Departamento de Matemática Vera Afreixo.
Apresentado na Universidade de Évora no passado dia 15, foi encomendado pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo (PNPCT). Permitiu, através de um questionário global efetuado a alunos do ensino superior das quatro áreas da saúde, retirar conclusões de relevo e ajudar a repensar a formação dos futuros profissionais de saúde neste âmbito.
A apresentação do relatório contou com intervenções por parte dos investigadores do CIDTFF: Jorge Bonito (Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora) e Marília Rua (Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro).
Dada a pertinência do documento, divulgamos para consulta de todos os interessados o sumário executivo do estudo e o relatório final, animando a todos a uma reflexão e discussão setorial sobre o fenómeno da epidemia tabágica que afeta, em geral, grande parte da nossa sociedade e, em particular, os nossos estudantes universitários.