Cossa, R. & Costa, N.(CIDTFF) (2017).  Diagnosticando as aprendizagens sobre a radiação do corpo negro: o caso de alunos da 12ª classe do ensino secundário em Moçambique. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, Série: Ciências da Educação, v1(2), 81-96

 

A investigadora do CIDTFF, Nilza Costa, é co-autora de artigo publicado na Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, como resultado do trabalho da tese de doutoramento em Educação da Universidade de Aveiro (aprovada em 2017), do seu doutorando Rogério Cossa.

Disponibilizamos o resumo do artigo:

“Este estudo decorre dentro da premissa de que, no processo de elaboração de questões de avaliação usando o Modelo Gerador de Questões (MGQ), a aplicação de testes de avaliação formativa no formato impresso pode ajudar a identificar as dificuldades de aprendizagem e “erros” mais comuns dos alunos. O estudo, que segue como paradigma o estudo de caso, está integrado numa investigação em curso no âmbito do programa doutoral em Educação, que consiste no desenvolvimento de questões de avaliação de aprendizagens usando o MGQ. Ele foi realizado em três escolas secundárias, envolvendo uma amostra de alunos da 12.ª classe que em 2013 frequentaram a disciplina de Física. Nas três escolas, um dos testes aplicados foi sobre a radiação do corpo negro. No entanto, para análise e discussão no âmbito deste artigo, foram considerados apenas dados de uma só escola correspondentes a uma turma de 42 alunos. O facto de este conteúdo ser o primeiro contacto dos alunos com elementos da Física Moderna foi a razão para a avaliação do seu nível de compreensão. Os resultados mostraram que a integração de perguntas de construção de respostas constituiu uma boa fonte para identificar as dificuldades de aprendizagem e os “erros” mais comuns dos alunos. Mostraram também que os alunos enfrentam dificuldades ao interpretar a teoria de Prévost e o conceito de corpo negro. Em função dessas constatações, o estudo sugere que os professores recorram a estratégias inspiradas no conceito vigotskiano de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) para o estabelecimento da “ponte” entre a teoria de Prévost e o conceito de corpo negro.”

ver mais