IV Prémio Literário Aldónio Gomes, 2015 – Poesia

2015-PremioAGomes_cartaz       cartaz em pdf

Notícia:  http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=40989&lg=pt

IV PRÉMIO LITERÁRIO ALDÓNIO GOMES – 2015
 POESIA

Com o intuito de estimular a criação literária e a revelação de novos autores, a Universidade de Aveiro, através do seu Departamento de Línguas e Culturas, em parceria com a Reitoria, decidiu instituir um Prémio Literário, que viria a receber o nome de Aldónio Gomes, com o intuito de honrar a memória deste insigne pedagogo e grande estudioso e divulgador da língua portuguesa e das literaturas de língua portuguesa, cujo espólio foi doado a esta Universidade.

Na primeira edição (2012), o vencedor foi Armando Nascimento Rosa, na categoria teatro, com o original “DUAS PEÇAS COM HISTÓRIA(S): O livro de Simão de Sagres, seguido de Duas mulheres e um teatro”.

Na segunda edição (2013), venceu Paula Teixeira de Queiroz, na categoria novela, com a obra “A Bruxa de Grade”.

Na terceira edição (2014), o prémio foi atribuído a António Trabulo, na categoria conto, com a obra “Ofício de contar”.

Nesta quarta edição (2015), o prémio destina-se a galardoar um inédito, na categoria de poesia (ver www.ua.pt/dlc, http://blogs.ua.pt/dlc/ e http://www.facebook.com/UA.DLC).

As obras a concurso podem ser enviadas até ao dia 28 de fevereiro de 2015, por correio, registado e com aviso de receção, ou entregues em mão na Secretaria do Departamento de Línguas e Culturas, em envelope fechado, com o seguinte endereço:

“IV Prémio Literário Aldónio Gomes 2015″
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
Universidade de Aveiro
3810-193 AVEIRO

O resultado do concurso será divulgado no dia 22 de maio de 2015.

Pode ver aqui o regulamento e uma nota biográfica sobre Aldónio Gomes.

Colóquio, 02-10-2014

cartaz

O colóquio subordinado ao tema “A República das Letras no século XVI: António Luís e João de Barros”, que irá decorrer em Lisboa, no Gabinete de Estudos Olisiponenses / Palácio do Beau Séjour(Estrada de Benfica, n.º 368), no próximo dia 2 de outubro de 2014.

O Prof. Doutor António Andrade apresentará uma comunicação intitulada “António Luís, o percurso do humanista, filósofo e médico olisiponense no Portugal de Quinhentos”.

O livro “Apostilas a António Luís” de António Guimarães Pinto será apresentado neste evento. Na sequência da co-edição deste livro, que resulta do trabalho elaborado no âmbito do projecto de I&D “Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano” (http://amatolusitano.web.ua.pt), o Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro e a Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa tomaram a decisão de organizar conjuntamente este colóquio por ocasião da apresentação pública da obra.

Ver programa completo do colóquio em: http://uaonline.ua.pt/upload/med/joua_m_3196.pdf

Notícia em: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?lg=pt&c=39877

 

—-

Seminário “OS JUDEUS E A MEDICINA”, 2014

Medicina_-_20141-1

SEMINÁRIO

——————-

O docente do DLC Prof. António Andrade apresenta uma comunicação intitulada “Ciência, negócio e religião: o caminho de Amato Lusitano na Europa de Quinhentos” no seminário “OS JUDEUS E A MEDICINA – TEMPO E MEMÓRIA”. A iniciativa conjunta da Ordem dos Médicos e da Cátedra de Estudos Sefarditas da Universidade de Lisboa tem lugar de 9 de outubro a 13 de novembro de 2014 e as sessões decorrem das 18h00 às 20h00 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Ordem dos Médicos.

Programa: http://catedra-alberto-benveniste.org/agendanoticias.asp?id=167

 

—-

III Jornadas de Ciências da Linguagem DLC/CLLC

cartaz

As “III Jornadas de Ciências da Linguagem” decorrem no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Sala 2.0.3, no dia 9 de julho de 2014.

Clique para ver ficheiro de resumos e programa.

Programa:

–9,30 horas:
Sílvia Ribeiro, “Estruturas impessoais e decausativas com clítico SE: propriedades argumentais”

–10,15 horas:
Pósteres

–11 horas:
Mafalda Frade, “’Representações da morte em PE”
António Moreno, “A propósito de “nada”: a construção de um problema”

–14,30 horas:
Maria Teresa Alegre/Katrin Herget, “Grupos nominais expandidos na linguagem jurídica alemã”
Alberto Gómez Bautista, “A obsolescência linguística nos processos morfológicos de formação de palavras em mirandês”
Lurdes de Castro Moutinho/Rosa Lídia Coimbra, “Interrogativas totais do PE continental: um estudo acústico e percetivo da variação prosódica”

–Exposição de pósteres em permanência

Entrada livre mediante inscrição prévia para jtorrao@ua.pt

—-

Conferência, 16-05-2014

image

Tem lugar, no próximo dia 16-05-2014, pelas 09h00, no DEGEI, um seminário de Marketing Editorial, pelo Dr.Paulo Ferreira, com o tema “O Preço e a Distribuição no setor livreiro”. O evento é organizado no âmbito do Mestrado em Estudos Editoriais.

Seminário, 23-05-2014

 

image

 

O Prof. António Manuel Lopes Andrade dinamizará um seminário intitulado “Médicos, mercadores e judeus: os caminhos entrecruzados de Garcia de Orta e de Amato Lusitano”, que terá lufpgar no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, no próximo dia 23/05/2014,  pelas 16h, no âmbito do programa doutoral conjunto em História das Ciências e Educação Científica (Universidade de Coimbra – Universidade de Aveiro).

Página do evento:

http://www.museudaciencia.org/index.php?module=events&option=&action=&id=478

 

 

Exposição 40 poemas de Abril

cartaz

 

Ao longo do ano de 2014, o Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro promove um programa de comemorações intitulado «40 anos de abril».

Do programa faz parte uma exposição, patente no corredor do R/C do DLC e nas escadas norte, constituída por 40 painéis (impressão Multitema), com poemas em diversas línguas, ilustrados com imagens de abril (fotografias de murais, cartazes e notícias).

A abertura da exposição ocorre no dia 24 de abril.

Organização: António Manuel Ferreira, Carlos Manuel Morais,   Maria Fernanda Brasete e Rosa Lídia Coimbra

Colaboração: Ana Margarida Ramos, Carlos de Miguel Mora, Cristina Carrington, Gillian Moreira, João de Mancelos, Maria Teresa Cortez, Otília Pires Martins, Paulo Pereira.

Design e arranjo gráfico: Nuno Dias

Ver álbum de fotos em:  http://ow.ly/w7ocS