Colóquio “Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano” – nov. 2013

O colóquio “Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano” terá lugar no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, nos próximos dias 21 e 22 de novembro de 2013, na sala 2.0.3.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa e do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

Cartaz em pdf:
http://blogs.ua.pt/dlc/wp-content/uploads/2013/11/cartaz.pdf

Programa-desdobrável (folheto A5):
http://blogs.ua.pt/dlc/wp-content/uploads/2013/11/programa-desdobravel.pdf

Programa c/resumos:
http://blogs.ua.pt/dlc/wp-content/uploads/2013/11/programa-com-resumos.pdf

III Prémio Literário Aldónio Gomes 2014

Cartaz em pdf

III Prémio Literário Aldónio Gomes 2014 – categoria conto

Com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, o Departamento de Línguas e Culturas, em parceria com a Reitoria da Universidade de Aveiro, decidiu instituir, em 2011, um Prémio Literário, que viria a receber o nome de Aldónio Gomes, com o intuito de honrar a memória deste insigne pedagogo e grande estudioso e divulgador da língua portuguesa e das literaturas língua portuguesa, cujo espólio foi doado ao Departamento de Línguas e Culturas

Na primeira edição do prémio (2012), o vencedor foi Armando Nascimento Rosa, na categoria teatro, com o original “DUAS PEÇAS COM HISTÓRIA(S): O livro de Simão de Sagres, seguido de Duas mulheres e um teatro”.

Na segunda edição (2013), o prémio galardoou, na categoria de novela, a obra “A Bruxa de Grade” de autoria de Paula Teixeira de Queiroz.

As obras a concurso para a terceira edição do prémio (2014), categoria conto, podem ser enviadas até ao dia 28 de fevereiro de 2014, por correio, registado e com aviso de receção, ou entregues em mão na Secretaria do Departamento de Línguas e Culturas, em envelope fechado, e de acordo com o regulamento. O resultado do concurso será divulgado no dia 22 de maio de 2014 e a entrega do prémio será feita em cerimónia pública, no dia 15 de dezembro de 2014, dia do aniversário da Universidade de Aveiro.

Pode ver aqui o regulamento
http://blogs.ua.pt/dlc/wp-content/uploads/2013/11/2014-PRÉMIO-LITERÁRIO-ALDÓNIO-GOMES-regulamento.pdf

e aqui uma nota biográfica sobre Aldónio Gomes
http://blogs.ua.pt/dlc/wp-content/uploads/2012/09/Nota_biografia_ALDÓNIO_GOMES_2013.pdf

Notícia em http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?lg=pt&c=36426

—-