“Poesia, Livros e Ciência. Humanismo e Ciência: da Matéria Poética à Matéria Médica”

SESSÃO CULTURAL
—————————–

Programa_posterA2-page-001

A sessão “Poesia, Livros e Ciência. Humanismo e Ciência: da Matéria Poética à Matéria Médica” terá lugar na Fábrica Centro de Ciência Viva, da Universidade de Aveiro, no próximo dia 2 de fevereiro de 2015, pelas 17h30.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Fábrica Centro de Ciência Viva e do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro com o apoio do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e do Programa Doutoral em História das Ciências e Educação Científica (UA – UC).

PROGRAMA

17h30 – Apresentação do livro “O Cato Minor de Diogo Pires e a poesia didáctica do século XVI”, da autoria de António M. L. Andrade| por João M. N. Torrão (CLLC – Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro)

18h – Poemas de Diogo Pires ditos por Maria do Rosário Rebelo e António Andrade

18h30 – Apresentação do livro “Humanismo e Ciência: Antiguidade e Renascimento”, com a coordenação de António M. L. Andrade, Carlos de Miguel Mora e João M. N. Torrão| por Henrique Leitão (CIUHCT – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

Nesta sessão são apresentados dois livros centrados em boa parte no estudo da obra poética e médica de Diogo Pires e de Amato Lusitano, dois cristãos-novos portugueses que atravessaram em conjunto a Europa de Quinhentos, irmanados por laços familiares e por uma profunda amizade.

Ficheiros anexos em pdf:
Programa_poster A2
Apresentação_dos dois livros em destaque
Capa do livro «Humanismo e Ciência»

Notícia no jornal UAOnline