Prémio Aldónio Gomes 2020

IX PRÉMIO LITERÁRIO ALDÓNIO GOMES — 2020

Narrativa juvenil

Envio de originais até 28 de fevereiro de 2020

Com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, o Departamento de Línguas e Culturas, em parceria com a Reitoria da Universidade de Aveiro, decidiu instituir, em 2011, um Prémio Literário, que viria a receber o nome de Aldónio Gomes, de modo a honrar a memória deste insigne pedagogo e grande estudioso e divulgador da língua portuguesa e das literaturas de língua portuguesa, cujo espólio foi doado a esta Universidade.

Na presente edição (2020), o prémio destina-se a galardoar um inédito, na categoria de narrativa juvenil (ver www.ua.pt/dlc, http://blogs.ua.pt/dlc/ e http://www.facebook.com/UA.DLC).

As obras a concurso devem dar entrada no Departamento de Línguas e Culturas até ao dia 28 de fevereiro de 2020, podendo ser enviadas por correio, registado e com aviso de receção, ou entregues em mão na Secretaria do Departamento de Línguas e Culturas, em envelope fechado, com o seguinte endereço:

“IX Prémio Literário Aldónio Gomes 2020″
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
Universidade de Aveiro
3810-193 AVEIRO

O resultado do concurso será divulgado no dia 22 de maio de 2020.

Regulamento do concurso:

Prémio Literário Aldónio Gomes 2019

Estão abertas as candidaturas a mais uma edição do Prémio Literário Aldónio Gomes, desta vez dedicado à poesia.

A Universidade de Aveiro criou um Prémio Literário com o nome de Aldónio Gomes, insigne pedagogo, grande estudioso e divulgador da língua portuguesa e das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Para além de honrar a memória desta personalidade ímpar, que doou o seu espólio à Universidade, pretende-se também estimular a criação literária e a revelação de novos autores. As obras poderão ser enviadas até 8 de março de 2019. 

Aldónio Gomes, nascido em 1926, licenciado em Filologia Clássica, que foi professor, diretor da Telescola e secretário de Estado dos Ensino Básico e Secundário, foi também consultor da Fundação Calouste Gulbenkian e coordenador do seu Projecto de Expansão e Melhoria Qualitativa do Ensino da Língua Portuguesa, entre 1985 e 1995. Nessa qualidade, dinamizou a reformulação dos programas de ensino, a formação dos professores e a elaboração de manuais escolares, de todos os níveis de ensino, nos países africanos de língua portuguesa.

Aldónio Gomes «transformou cada missão técnica em pesquisa laboriosa de livros editados no país. E de tal modo esta prática se tornou habitual que era ele – o estrangeiro – que dava a conhecer aos professores nacionais o que tinha acabado de ser editado no seu país. Comprados, transportados muitas vezes na bagagem de mão por causa do peso, são esses livros – que constituem hoje parte do seu espólio bibliográfico – que a Universidade de Aveiro vai tornar úteis aos estudiosos das literaturas africanas de língua portuguesa», escreve a viúva e também estudiosa e divulgadora das literaturas africanas de língua portuguesa, Fernanda Cavacas. Entre as variadas atividades que desempenhou, associadas à divulgação e estudo da língua portuguesa e literaturas associadas, Aldónio Gomes foi também autor e apresentador de programas televisivos, como «A Falar É Que a Gente Se Entende» (RTP1, 1979), e participante regular noutros, como foi o caso do programa «Acontece».

As obras a concurso podem ser enviadas, até ao dia 8 de março de 2019, por correio registado e com aviso de receção, ou entregues em mão na Secretaria do Departamento de Línguas e Culturas, em envelope fechado, com o seguinte endereço:

«Prémio Literário Aldónio Gomes»

Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro

Campus Universitário de Santiago

Universidade de Aveiro

3810-193 AVEIRO

O resultado do concurso será divulgado no dia 22 de maio de 2019. O autor da obra escolhida pelo júri verá a sua obra publicada e receberá 20 por cento da edição.

O prémio destina-se a galardoar um inédito de autor português ou de país de língua oficial portuguesa, na categoria depoesia, finalidade inspirada pelo percurso de vida de Aldónio Gomes.

Todas as informações sobre o concurso, incluindo o respetivo regulamento, podem ser consultadas aqui:

VIII PRÉMIO LITERÁRIO ALDÓNIO GOMES – regulamento 2019