Prémio Literário Aldónio Gomes 2018

VII prémio literário Aldónio Gomes — 2018
Novela ou conto

A Universidade de Aveiro criou um Prémio Literário com o nome de Aldónio Gomes, insigne pedagogo, grande estudioso e divulgador da língua portuguesa e das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Para além de honrar a memória desta personalidade ímpar, que doou o seu espólio à Universidade, pretende-se também estimular a criação literária e a revelação de novos autores. As obras poderão ser enviadas até 9 de março de 2018.

O prémio destina-se a galardoar um inédito de autor português ou de país de língua oficial portuguesa, nas categorias de novela ou de conto, finalidade inspirada pelo percurso de vida de Aldónio Gomes. Este lisboeta nascido em 1926, licenciado em Filologia Clássica, que foi professor, diretor da Telescola e secretário de Estado dos Ensino Básico e Secundário, foi também consultor da Fundação Calouste Gulbenkian e coordenador do seu Projecto de Expansão e Melhoria Qualitativa do Ensino da Língua Portuguesa, entre 1985 e 1995. Nessa qualidade, dinamizou a reformulação dos programas de ensino, a formação dos professores e a elaboração de manuais escolares, de todos os níveis de ensino, nos países africanos de língua portuguesa.

Aldónio Gomes «transformou cada missão técnica em pesquisa laboriosa de livros editados no país. E de tal modo esta prática se tornou habitual que era ele – o estrangeiro – que dava a conhecer aos professores nacionais o que tinha acabado de ser editado no seu país. Comprados, transportados muitas vezes na bagagem de mão por causa do peso, são esses livros – que constituem hoje parte do seu espólio bibliográfico – que a Universidade de Aveiro vai tornar úteis aos estudiosos das literaturas africanas de língua portuguesa», escreve a viúva e também estudiosa e divulgadora das literaturas africanas de língua portuguesa, Fernanda Cavacas. Entre as variadas atividades que desempenhou, associadas à divulgação e estudo da língua portuguesa e literaturas associadas, Aldónio Gomes foi também autor e apresentador de programas televisivos, como «A Falar É Que a Gente Se Entende» (RTP1, 1979), e participante regular noutros, como foi o caso do programa «Acontece».

As obras a concurso podem ser enviadas, até ao dia 9 de março de 2018, por correio registado e com aviso de receção, ou entregues em mão na Secretaria do Departamento de Línguas e Culturas, em envelope fechado, com o seguinte endereço:
«Prémio Literário Aldónio Gomes»
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
Universidade de Aveiro
3810-193 AVEIRO

O resultado do concurso será divulgado no dia 22 de maio de 2018. O autor da obra escolhida pelo júri verá a sua obra publicada e receberá 20 por cento da edição.

VII PRÉMIO LITERÁRIO ALDÓNIO GOMES – regulamento 2018