Maria João Silva & Filomena Martins (CIDTFF) | in Revista Saber & Educar, N.º 25

Resumo:

“A diversidade linguística e cultural que se reflete na escola dos dias de hoje pode ser encarada como uma janela de oportunidades para diferentes aprendizagens, pela partilha de diferentes modos de viver e comunicar. Numa sociedade onde as tecnologias digitais são vistas como um meio facilitador das aprendizagens, apresentamos um projeto de investigação-intervenção educativa onde se visa sensibilizar um grupo de crianças da educação pré-escolar para a diversidade linguística, com recurso ao quadro interativo multimédia. Os resultados obtidos neste estudo demonstram que o contacto com o quadro interativo multimédia, conhecido pelas suas potencialidades educativas, possibilitou nas crianças o desenvolvimento da sua consciência linguística das crianças, da literacia, assim como de competências tecnológicas.”

Palavras-chave: Sensibilização à diversidade linguística; quadro interativo multimédia; narrativa digital; educação pré-escolar.

Referência:
Silva, M. J. & Martins, F. (2019). O quadro interativo na sensibilização à diversidade linguística na educação pré-escolar. In Revista Saber & Educar, N.º 25, Educar com TIC para o Século XXI. DOI: 10.17346/se.vol25.319. Retrieved from http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/319/377