Colóquio Internacional – Exposição Bibliográfica «Humanismo, Diáspora e Ciência (séculos XVI e XVII)», 2013

O Colóquio Internacional – Exposição Bibliográfica «Humanismo, Diáspora e Ciência (séculos XVI e XVII)» terá lugar na Biblioteca Pública Municipal do Porto, nos próximos dias 7 e 8 de Março de 2013. No primeiro dia do colóquio será inaugurada a Exposição Bibliográfica, estando também prevista a apresentação pública de um volume, que integra um conjunto de estudos e o catálogo da exposição.

A Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal do Porto, através do Centro de Línguas e Culturas e da Biblioteca Pública Municipal do Porto, tendo como enquadramento o projeto de I&D «Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano», coordenado pelo Prof. António Manuel Lopes Andrade, uniram esforços no sentido de organizar esta iniciativa, em parceria com outras três unidades de I&D: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa; Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra; Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.

Os trabalhos em curso no projeto de investigação «Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano» do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro constituíram-se como o ponto de partida de uma reflexão alargada e fecunda sobre três temas – Humanismo, Diáspora e Ciência –, que consideramos nucleares tanto para a leitura da obra do próprio Amato Lusitano, o médico albicastrense que passou a maior parte da existência no desterro, como, no fundo, para a compreensão do percurso e da obra de tantos outros vultos insignes de Portugal e da Europa, nos séculos XVI e XVII.

Ver ainda:

Cartaz

Programa

Resumos

Notícia e fotos <http://www.cm-porto.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=cmp.stories/21065>

Página do projeto <http://amatolusitano.web.ua.pt>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.