Instrumentos musicais

A coleção de instrumentos musicais da Universidade de Aveiro é fruto de uma doação que o seu próprio construtor, o “violeiro” Joaquim Domingos Capela fez à UA, em dezembro de 2013. Da sua coleção pessoal, que perfaz um conjunto de 135 instrumentos, o Eng.º Joaquim Domingos Capela doou à UA apenas 23 desses instrumentos.

Esta coleção é constituída por instrumentos manufaturados com madeiras nobres e testemunham a mestria do seu construtor que seguiu a arte de seu pai, tendo construído o seu primeiro instrumento musical com apenas 9 anos de idade, um pequeno violino que guarda religiosamente.

Ao longo dos anos, o engenheiro Joaquim Domingos Capela doou igualmente alguns instrumentos, quer a museus internacionais quer a museus nacionais, respetivamente entre os quais o Royal Academy of Music de Londres, o Stradivari Museum em Cremona e o Museu da Música em Lisboa.

Realça-se, ainda, a oferta pessoal que fez à fadista portuguesa Amália Rodrigues, em 1986, de uma guitarra portuguesa.

Da coleção oferecida à UA destacam-se uma cópia do violino gravado “Greffuhle” de 1709, uma da viola do período romântico, datada de 1820, original de Grobert, e uma viola-de-amor, inspirada na do violeiro Johann Ulrich Eberle, de 1739.

Além destes, o doador tem em construção um violoncelo, dedicado a Guilhermina Suggia, que brevemente irá juntar-se a esta coleção.

Ligações úteis

CIMCIM – the International Committee of Musical Instrument Museums and Collections
Cité de la musique – Paris
MIMO – Musical Instrument Museums Online
Musée des Intruments de Musique
DGPC – Normas de Inventário Instrumentos Musicais
The Galpin Society

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.