Noelia Santamaria Cárdaba, doutoranda na Universidade de Valladolid, campus de Segovia, encontra-se a realizar um estágio de doutoramento no LEdUC e no LALE, sediados no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. O estágio no âmbito do programa de mobilidade Erasmus+ tem a duração de três meses (abril a junho).

Durante a sua estadia, a doutoranda será orientada pelos investigadores do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Rui Marques Vieira (LEduC) e Mónica Lourenço (LALE), e participará em seminários, eventos académicos e atividades do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro.

O objetivo final da sua estadia consiste em desenvolver conhecimento sobre conteúdos relacionados com o pensamento crítico e a cidadania global e recolher dados que lhe permitam diagnosticar a situação da Educação para a Cidadania Global em escolas rurais portuguesas selecionadas.

Posteriormente, pretende-se realizar um estudo comparativo, com base nos dados recolhidos nas escolas portuguesas e em escolas da região espanhola de Castela e Leão, no sentido de aportar uma visão mais alargada e internacional ao diagnóstico que a investigadora está a realizar no âmbito da sua tese de doutoramento.