10 abril, 14h00 | Auditório 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

A terceira palestra da 6ª Edição do “UnderInvestigation: Psicologia&Educação@UA”, subordinada ao tema “A “Falência” dos documentos de Gestão Educacional: uma análise a partir do poder do discurso político-normativo nas construções discursivas dos profissionais de educação”, terá lugar no dia 10 de abril e será dinamizada pela investigadora do CIDTFF, Dora Castro.

Abstract:

A partir de estudos realizados recentemente sobre a conceção, o desenvolvimento e a monitorização dos documentos de gestão educacional , identificamos, neste trabalho, aspetos que continuam a revelar a persistência de fortes regulações do poder central sobre as instâncias/atores locais, traduzida na homogeneização dos discursos nos documentos produzidos, na visão técnico-burocrática dos processos de implementação e na fraca participação dos atores na construção dos documentos de gestão organizacional , Tendo por base um quadro teórico concetual de abordagem sociológica das organizações, invocamos algumas imagens metafóricas  que nos ajudam a “ler” esta realidade específica.

Keywords: Políticas educativas; discurso político –normativo, documentos de gestão educacional, regulações.

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