O colóquio EDILIC 2019, “Interculturalité et Éveil aux langues: défis et opportunités pour les contextes d’éducation formelle et non formelle”, que teve lugar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa entre 11 e 13 de julho de 2019, contou com várias comunicações e workshops por investigadoras do CIDTFF.
Damos a conhecer as contribuições das investigadoras do CIDTFF para o programa do colóquio:
11 julho, 2019
– Sessão de Abertura | Luís Miguel Carvalho, Mary-Paule Lory, Ana Raquel Simões & Ana Sofia Pinho
– Sessão 3 – A promoção da educação intercultural em aula de inglês no 1.º CEB: o encontro com o Outro | Ana Raquel Simões & Sandrine Costa
– Sessão 3 – Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural: Que potencialidades do kamishibai plurilingue em contextos de aprendizagem não-formal? | Maria João Silva, Filomena Martins & Rosa Maria Faneca
– Sessão 4 / Painel “Le développement de l’éveil aux langues et des approches plurielles : concepts et mises en œuvre. Études comparatives” – Les approches plurielles des langues et des cultures dans les discours et les pratiques éducatives : le cas de la Péninsule Ibérique | Ana Isabel Andrade, Encarnación Carrasco Perea, Filomena Martins, Inmaculada Mas Alvarez & Lus Zas Varela
– Sessão 11 – Plurilinguismes et partenariats éducatifs école, famille et institutions muséales. Une recension des études pour de nouveaux questionnements | Raquel Carinhas, Helena Araújo e Sá & Danièle Moore
– Sessão 14 – Diálogos entre ensino de inglês e éveil aux langues: resultados a partir de um projeto de intervenção | Ana Margarida Costa, Gillian Moreira & Ana Sofia Pinho
12 julho, 2019
– Painel plenário “Interculturalidade e diversidade linguística na educação e formação: experiences from the field” | Ana Paula Caetano, Ana Sofia Pinho, Isabel Freire & Nikolett Szelei
– Sessão 22 – English teaching and language diversity in secondary school – a way towards the development of the plurilingual competence | Rita Costa & Ana Sofia Pinho
– Sessão 22 – Multicultural picturebooks no desenvolvimento da relação com o Outro em aula de inglês do 1º CEB | Ana Raquel Simões & Ana Pinto
– Sessão 24 / Painel “Possibilidades de desenvolvimento plurilingue desde a infância: das políticas às práticas educativas” – Abordagens plurais das línguas e culturas na formação de educadores de infância | Mónica Lourenço & Ana Isabel Andrade
– Sessão 24 / Painel “Possibilidades de desenvolvimento plurilingue desde a infância: das políticas às práticas educativas” – Práticas de educação plurilingue e intercultural em contextos de educação de infância: resultados e recomendações | Filomena Martins & Rosa Maria Faneca
– Sessão 33 – English in primary education in Portugal: how to include a plurilingual and intercultural education approach? | Ana Raquel Simões
13 julho, 2019
– Sessão 36 – Educação para a cidadania global e sensibilização à diversidade linguística nos primeiros anos de escolaridade | Ana Cintrão & Filomena Martins
– Session 41 / WORKSHOP – Le réseau KAMILALA : pluralité de pratiques et intangibles pour une initiative trans-nationale et co-productive | Malika Pedley, Anna Stevanato, Marie-Paule Lory, Catherine Maynard, René-Luc Thevoz, Rosa Maria Faneca, Valia Moussouri, Gabriella Vernetto, Mary Leclercq & Carole-Anne Deschoux
– Conferência plenária “Do contacto de línguas à educação para a diversidade linguística: que possibilidades nas vozes dos educadores e professores?” | Ana Isabel Andrade
Destacamos ainda a escolha da investigadora do CIDTFF, Rosa Maria Faneca, para integrar o “bureau” da Associação “Éducation et Diversité Linguistique et Culturelle” (EDILIC) com a função de tesoureira, representando Portugal na direção desta associação.