Fatima Maria Araújo, Bernardino Lopes (CIDTFF), Armando Soares, José Cravino (CIDTFF) | in Comunicações v. 26, n. 2, pp. 259-276

Resumo:

“O objetivo deste estudo foi investigar a influência/eficácia da mediação do professor na aprendizagem da estrutura da matéria e das mudanças de estado físico a nível microscópico, por alunos do 5.ºano de escolaridade. O estudo teve como base duas questões de investigação: (1) “Qual a influência/eficácia da mediação do professor, em tarefas com igual orientação, na compreensão das mudanças de estado físico da matéria, a nível corpuscular, por alunos do 5.º ano de escolaridade?” (2) “Que avaliação o aluno atribui à autonomia dada pela professora?” O estudo foi realizado em dois grupos de 15 alunos cada. Fez-se a recolha de dados sobre o ensino e a aprendizagem em sala de aula em particular gravações áudio, imagens e trabalhos dos alunos. Com esses dados construíram-se narrações multimodais, cuja análise permitiu verificar que a mediação do professor foi diferente nos dois grupos e que essa diferença pode ter influenciado o grau de desempenho dos alunos e a perceção da autonomia facultada pela professora.”

– – – – –

Este artigo integra o “Dossiê Investigação sobre práticas de ensino e divulgação de Ciências, Tecnologia & Matemática”, editado pelo investigador do CIDTFF, J. Bernardino Lopes.

– – – – –

Referência:
Araújo, F. M., Lopes, J. B., Soares, A., & Cravino, J. (2019). Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria. In Comunicações v. 26, n. 2, 259-276. DOI: 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p259-276. Disponível em https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4218