A investigadora do CIDTFF, Vânia Carlos, integra o projeto “LTSHE – Learning and Teaching Space in Higher Education“, cofinanciado pela agência nacional inglesa ERASMUS+ ao abrigo das parcerias estratégias no domínio da educação e formação apoiadas por este programa.

Coordenada pela Birmingham City University (Reino Unido), a parceria irá incluir seis instituições de diferentes regiões da European Higher Education Area (EHEA), entre as quais a Universidade de Aveiro.

O projeto tem como objetivo principal desenvolver um conjunto de princípios abrangentes de design que as instituições possam ter como referência para o desenvolvimento de novos espaços de aprendizagem.

A equipa da UA é coordenada por Maria João Pires da Rosa, investigadora do CIPES – Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior e do GOVCOPP – Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas, e docente do DEGEIT – Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da UA.

A investigadora do CIDTFF irá contribuir para a discussão em torno do significado de práticas pedagógicas inovadoras e dos requisitos dos espaços de ensino e aprendizagem que facilitem essas práticas. Irá também identificar e caracterizar exemplos de boas práticas na UA em termos de design e dinamização de espaços de ensino e aprendizagem, estabelecendo sinergias com tarefas incluídas no seu plano investigativo em curso “Smart Educational Communities: changing teaching practices and learning spaces on campus”.

A investigadora do CIDTFF, Vânia Carlos