A Universidade de Aveiro (UA) foi considerada uma das instituições de ensino superior mais sustentáveis do mundo, e o CIDTFF tem um contributo para isso. Quem o diz é o Vice-Reitor Luís Filipe Castro, que destacou o recém-iniciado projeto internacional TEDS – Teacher Education for Sustainability numa entrevista ao jornal UA online, a propósito da avaliação feita pelo Ranking GreenMetric World University 2019, que coloca a UA no 230º lugar a nível mundial, entre 780 estabelecimentos de ensino superior de 85 países.

Orientado para a formação de professores para a sustentabilidade em diferentes países europeus, o projeto foi destacado Vice-Reitor para a promoção da qualidade, comunicação, eficácia e eficiência da Universidade como um exemplo de contributo em prol da sustentabilidade, dentre outros que se alinham com as políticas de sustentabilidade da UA. Cofinanciado pelo ERASMUS+, o TEDS é coordenado pela investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia, Ana Isabel Andrade. A primeira reunião internacional decorreu nos passados dias 18 e 19 de novembro, no Departamento de Educação e Psicologia da UA.

Mas os contributos do CIDTFF na área da sustentabilidade não se esgotam no TEDS. Exemplo recente é a investigação desenvolvida pelas investigadoras Patrícia Sá, Cecília Guerra e Betina Lopes, que se têm dedicado a projetos que abordam a temática da sustentabilidade em diferentes frentes, no âmbito da sua contratação, em janeiro de 2019, ao abrigo das medidas de estímulo ao emprego científico operacionalizadas pela FCT.

Igualmente ao nível da formação de professores, o projeto EDS4all, de Patrícia Sá, tem como objetivos identificar e sistematizar o conhecimento produzido entre 2005 e 2018 pelas Instituições de Ensino Superior Formadoras de Professores no domínio da Educação para Desenvolvimento Sustentável, criar uma plataforma de acesso livre que sistematize e disponibilize os recursos produzidos neste domínio e, por fim, criar uma Agenda Nacional EDS para a formação de professores.

Já o projeto de Cecília Guerra concebe-se em torno do desenvolvimento e sustentabilidade de inovações educativas no ensino universitário português, focando-se no desenvolvimento de um referencial enquadrador de estratégias (concebidas, implementadas e avaliadas) para potenciar a sustentabilidade de inovações educativas no Ensino Universitário, nomeadamente nas áreas das Ciências e Engenharia, a partir da mobilização do conhecimento científico produzido em investigação educacional financiada.

Por sua vez, Betina da Silva Lopes propõe-se contribuir para a definição e implementação de políticas e práticas sustentáveis na área da Educação e Formação em Ciências em contexto de cooperação internacional para o desenvolvimento. A investigadora é, ainda, responsável pela edição especial da revista Sustainability, que tem como tema a integração da sustentabilidade (nas suas diversas definições e conceptualizações) na educação (superior) de (futuros) trabalhadores das ciências naturais e sociais. A revista encontra-se a aceitar a submissão de propostas até ao dia 31 de dezembro.

Nas palavras de Isabel P. Martins numa das rubricas (H)À Educação por si assinada: “Talvez a ideia central da tríada Ciência-Paz-Desenvolvimento seja mesmo a ciência como fator promotor de paz e de desenvolvimento, criação de riqueza e de bem-estar, que permita reduzir desigualdades e promover um planeta mais sustentável.