
25 de junho, 2020 | 14h15 | Videoconferência
Realizam-se no dia 25 de junho, pelas 14h15, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação de Maurício Calessi Júlio, com o título “Aprender e Ensinar numa Escola do Ensino Técnico-Profissional: Um Estudo de Caso no Lubango-Angola”.
Maurício Júlio é orientado pelas investigadoras do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá e Manuela Gonçalves.
ver mais | acesso à sessão pública
– – – – –
Resumo:
Esta investigação nasce da experiência profissional e pessoal do investigador enquanto professor no Instituto Politécnico 131 do Lubango, Angola, desde 2011. No âmbito das suas funções naquela organização, e através de conversas com outros colegas, o investigador apercebeu-se das preocupações dos professores relativamente ao que consideram ser a falta de motivação dos alunos para a aprendizagem. Estes professores sublinhavam a prevalência de motivações extrínsecas relacionadas, ora com a obtenção de uma classificação que permita transitar de ano, ora com a obtenção do certificado no final do curso. Partindo destas preocupações, e constatando a ausência de estudos sobre este problema neste contexto específico, esta investigação procurou responder às seguintes questões de investigação: como se caracteriza o ensino técnico-profissional, no regime pós-laboral, na escola objeto de estudo? Quais as motivações de alunos e professores para aprender e ensinar nesta escola? Como é perspetivada pelos seus intervenientes (professores e alunos) a formação desenvolvida nesta escola?
Com este estudo, de natureza claramente exploratória, pretendemos contribuir para o conhecimento de uma problemática pouco estudada no contexto angolano: os processos formativos que se desenvolvem numa escola do ensino técnico-profissional, no período pós-laboral, integrando a compreensão das motivações de alunos e professores, assim como das práticas pedagógicas reportadas por estes últimos.
Tendo em conta esta finalidade, assim como as questões de investigação atrás referidas, o estudo apoia-se num tipo de investigação qualitativa, inserido num paradigma interpretativo. Os participantes do estudo foram 72 alunos do período pós-laboral dos cursos de Administração Pública, Secretariado, Estatística e Planeamento e Contabilidade e Gestão de uma escola do ensino técnico-profissional e todos os 10 professores que lecionam nesses cursos. Neste contexto, foram utilizadas as seguintes técnicas para a recolha de dados: inquérito por questionário aplicado aos alunos e entrevista semiestruturada aos professores. Para análise dos dados recolhidos através do inquérito por questionário aplicado aos alunos recorreu-se ao software SPSS versão 25, o que permitiu realizar uma análise estatística descritiva; para análise de conteúdo das entrevistas, recorreu-se ao software Webqda. As categorias de análise, que permitiram uma análise compreensiva e uma visão holística dos resultados, emergiram da interação entre o quadro teórico e os dados recolhidos.
Os resultados do estudo mostram que a escolha da escola e dos cursos por parte dos alunos tem subjacentes fatores, motivações e expetativas com uma forte dimensão instrumental ou extrínseca, designadamente associada ao prestígio da escola e da profissão a que os cursos potencialmente dão acesso. No que concerne aos professores e ao desenvolvimento das suas práticas pedagógicas, constatou-se uma forte motivação quer intrínseca quer extrínseca e perceções ambivalentes relativamente à motivação dos alunos, com prevalência daquelas de natureza mais instrumental. Verificou-se, ainda, que a perceção dos professores em relação ao ensino técnico é a de que este proporciona emprego qualificado e crescimento da economia do país. Os mesmos reportam constrangimentos e dificuldades diversas nas suas práticas pedagógicas, relacionadas quer com a relação com o conteúdo, quer com aspetos materiais (falta de laboratórios e materiais de apoio, entre outros). Diante destas dificuldades e constrangimentos, recorrem ao trabalho colaborativo, em situações formais e informais, e valorizam-no como uma mais-valia na melhoria das práticas pedagógicas e na superação das dificuldades encontradas.
Feito este percurso, no balanço das fragilidades e dos ganhos, o estudo permite renovar a convicção inicial no poder de construir o conhecimento com os intervenientes diretos, para melhor compreensão do objeto de estudo, antecipando eventuais contributos para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. Ademais, os poucos estudos realizados sobre a formação de professores para o ensino técnico-profissional neste contexto particular sugerem investigações posteriores nesta área, para as quais os resultados deste trabalho podem vir a contribuir.
Palavras-chave: Ensino técnico-profissional, motivações, expetativas, trabalho docente colaborativo, Angola