O Projeto Bibliolab, que oferece recursos educativos que podem ser explorados por alunos do 1º CEB de forma lúdica e autónoma, sugere aos mais jovens a leitura do livro “Plasticus Maritimus”, de Ana Pêgo, Bernardo P. Carvalho e Isabel Minhós Martins, e que assistam ao vídeo “A Maior Lição do Mundo”, que fala do papel ativo que os jovens podem assumir no desenvolvimento sustentável da sociedade.

Plasticus Maritimus” é um livro da editora Planeta Tangerina, que aborda as temáticas dos oceanos, meio ambiente e sustentabilidade, e que incentiva os leitores a marcarem a diferença no que toca à proteção dos oceanos ao conter informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos.

A Maior Lição do Mundo” é uma iniciativa da UNICEF, que tem em vista contribuir para a reflexão e ação no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Comité Português para a UNICEF e a Direção-Geral da Educação uniram-se a fim de promover esta iniciativa e envolver o maior número de crianças a viver em Portugal, considerando que as crianças e jovens são centrais neste apelo ao envolvimento dos cidadãos na concretização dos ODS, e que a escola é essencial para dar a conhecer a nova agenda global, e inspirar e incentivar as pessoas a participarem no desenvolvimento das comunidades.

– – – – –

O Projeto Bibliolab é uma plataforma de recursos educativos que tem como objetivo principal desenvolver atividades didáticas interdisciplinares, para o 1.º ciclo do ensino básico, que possam ser exploradas pelos alunos de forma lúdica e autónoma e que promovam o desenvolvimento de competências literárias e científicas.

As atividades poderão ainda ser acompanhadas no facebook do projeto.